Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/79532
Título: | A comunicação interna como ferramenta de sensibilização dos colaboradores |
Outro(s) título(s): | Internal communication as a tool to raise awareness of employees |
Autor(es): | Moura, Tiago Manuel de Sousa |
Orientador(es): | Andrade, José Gabriel |
Palavras-chave: | Cibersegurança Colaboradores Comunicação de risco Comunicação interna Sensibilização Awareness Cybersecurity Employees Internal communication Risk communication |
Data: | 17-Jun-2022 |
Resumo(s): | Vivemos na Era da Informação e, paradoxalmente, é cada vez mais difícil comunicar com
eficácia, seja na hora de interpretar uma mensagem ou quando é necessário verbalizá-la. Nos dias
que correm, as organizações querem-se mais humanas e mais próximas dos colaboradores, pelo
que é essencial planear a comunicação interna das mesmas. O presente relatório de estágio incide se sobre o estudo da comunicação interna como ferramenta de sensibilização dos colaboradores
de uma organização, mais precisamente orientado para a temática da cibersegurança. A
experiência do estágio curricular foi vivida na empresa de retalho Sonae MC, uma organização que
alberga mais de 35 mil funcionários e que, pela sua dimensão, acarreta um maior risco de
experienciar um ataque informático. A vivência do estágio curricular demarcou, ao longo dos sete
meses, a necessidade de perceber e entender qual a forma mais eficaz de comunicar a
cibersegurança internamente. Se o aumento dos colaboradores sensibilizados for proporcional à
prática da comunicação interna orientada para a cibersegurança, será que o aumento dos
conteúdos e da formação para estes colaboradores é suficiente para atingir um estado geral de
awareness? Certamente que existem ferramentas mais eficazes do que outras e daí surge a grande
questão de partida - De que forma o fomento da comunicação interna poderá explicar a alteração
de comportamentos dos colaboradores numa organização?
Após uma fundamentação teórica daquilo que foi aprendido durante o estágio curricular,
com incidência na comunicação interna e na descrição das suas ferramentas, bem como uma
exposição daquilo que é a comunicação de risco e sensibilização, este relatório é concluído com
uma retrospetiva do estágio curricular, assim como com a resposta à questão de partida. We live in the Information Age and, paradoxically, it is increasingly difficult to communicate effectively, whether when interpreting a message or when it is necessary to verbalize it. These days, organizations need to be more human and closer to employees, so planning their internal communication it’s essential. This internship report focuses on the study of internal communication as a tool to raise awareness among employees of an organization, more precisely directed towards the topic of cybersecurity. The experience of the curricular internship was lived at the retail company Sonae MC, an organization that houses more than 35 thousand employees and which, due to its size, carries a bigger risk of experiencing a cyber-attack. The experience of the curricular internship marked, over the seven months, the need to perceive and understand the most effective way to communicate cybersecurity internally. If the increase in awareness of employees is proportional to the practice of internal communication geared towards cybersecurity, would the increase in content and training for these employees be enough to achieve a general state of awareness? Certainly, there are tools that are more effective than others and that is why the big question arises in this internship report - How can the promotion of internal communication explain the change in the behavior of employees in an organization? After a theoretical foundation of what was learned during the curricular internship, focusing on internal communication and the description of its tools, as well as an exposition of what is risk communication and awareness, this report concludes with a retrospective of the curricular internship, as well as with the answer to the starting question. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79532 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tiago Manuel de Sousa Moura.pdf | Relatório de Estágio | 1,93 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons