Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78712

TítuloConexões matemáticas: aprender Matemática com recurso às Artes Visuais
Outro(s) título(s)Mathematical connections: learning mathematics using Visual Arts
Autor(es)Ribeiro, Raquel Sofia da Costa
Orientador(es)Mamede, Ema
Palavras-chaveAprendizagem da Matemática
Artes Visuais
Conexões matemáticas
Learning Mathematics
Visual Arts
Mathematical connections
Data1-Fev-2022
Resumo(s)Este Relatório de Estágio no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho, com o tema “Conexões matemáticas: Aprender Matemática com recurso às Artes Visuais”, visa a exploração de conteúdos matemáticos através das artes visuais, de modo a levar os alunos a aprender matemática de forma lúdica e a incentivá-los a possuir mais conhecimentos matemáticos implícitos no mundo que os rodeia com recurso às artes visuais. Pretende-se dar respostas a questões como: 1) Como pode o ensino da matemática em conexão com as artes visuais contribuir para incentivar o gosto pela matemática? 2) Como podem as artes visuais despertar na criança a curiosidade, a criatividade e o interesse pela aprendizagem dos conteúdos matemáticos? Com recurso a metodologias qualitativas numa abordagem próxima à investigação-ação realizaram-se dois estudos. Desenvolveu-se uma prática reflexiva assente no modelo de planificação, ação, observação, reflexão, avaliação e reformulação da prática. O Estudo 1 realizou-se no 1.º Ciclo do Ensino Básico numa turma do 1.º ano de escolaridade (N=20), com idades dos 6 aos 7 anos. Implementou-se um teste diagnóstico seguido de uma intervenção de 6 sessões, todas implementadas à distância devido à Pandemia, e de modo síncrono. As sessões de intervenção compreenderam a aplicação de tarefas de resolução de problemas no âmbito da geometria. O Estudo 2 realizou-se no 2.º Ciclo do Ensino Básico numa turma do 6.º ano de escolaridade (N=20), com idades dos 11 aos 12 anos em intervenção de 4 sessões presenciais. As sessões de intervenção compreenderam a aplicação de tarefas de resolução de problemas no âmbito dos Números e Operações e de Organização e Tratamento de Dados. Em ambos os estudos, a recolha de dados ocorreu com recurso à observação das aulas, gravações áudio, registos fotográficos dos trabalhos dos alunos e as notas de campo da investigadora. Em ambos os estudos, observou-se uma progressão significativa e positiva nas aprendizagens dos conteúdos matemáticos. Constatou-se ainda uma progressão no desenvolvimento de competências, na forma de pensar e comunicar dos alunos.
This Internship Report within the scope of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education at the University of Minho, with the theme “Mathematical Connections: Learning Mathematics using Visual Arts”, aims to explore mathematical content through visual expression, in order to lead students to learn mathematics in a playful way and to encourage them to have more mathematical knowledge implicit in the world around them using visual arts. It is intended to provide answers to questions such as: 1) How can the teaching of mathematics in connection with visual arts contribute to encourage a taste for mathematics? 2) How can visual arts arouse curiosity, creativity and interest in learning mathematical content in children? Using qualitative methodologies in an approach close to action research, two studies. A reflective practice was developed based on the model of planning, action, observation, reflection, evaluation and reformulation of the practice. Study 1 took place in the 1st Cycle of Basic Education in a 1st year school class (N=20), aged 6 to 7 years. A diagnostic test was implemented followed by an intervention of 6 sessions, all implemented remotely due to the Pandemic, and synchronously. The intervention sessions included the application of problem solving tasks in the field of geometry. Study 2 was carried out in the 2nd Cycle of Basic Education in a 6th grade class (N=20), aged between 11 and 12 years in intervention of 4 face-to-face sessions. The intervention sessions included the application of problem solving tasks in the scope of Numbers and Operations and Data Organization and Processing. In both studies, data collection took place using classroom observation, audio recordings, photographic records of students' work and the researcher's field notes. In both studies, there was a significant and positive progression in the students' learning of mathematical content. There was also a progression in the development of skills, in the way students think and communicate.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78712
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Raquel Sofia da Costa Ribeiro.pdf4,33 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID