Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78678

TítuloOs diferentes significados de um mesmo espaço ao longo do tempo: da unidade do Império Romano à fragmentada realidade medieval
Outro(s) título(s)The different meanings that the same space can assume throughout different historical periods: from the unity of the Roman Empire to the fragmentation of the Medieval Ages
Autor(es)Pereira, Francisco Pires
Orientador(es)Gago, Marília
Palavras-chaveEducação histórica
Espaço histórico
Mudança histórica
Orientação temporal
Pensamento histórico
Historical education
Historical change
Historical space
Historical thinking
Temporal orientation
Data7-Mar-2022
Resumo(s)Este relatório de estágio advém da intervenção pedagógica supervisionada, realizado no âmbito do mestrado em ensino de História no terceiro ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Esta mesma intervenção pedagógica supervisionada visou abordar a temática da passagem do espaço unificado do Império Romano para a realidade fragmentada da época medieval, trabalhando, mais detalhadamente, os conceitos substantivos de “economia” e “território unificado”. Inerente à abordagem destes conteúdos substantivos estiveram os conceitos meta-históricos de espaço histórico e de mudança histórica. A questãomajor desta intervenção foi “Como é que os estudantes pensam o significado do espaço histórico em mudança, atendendo ao modo como o espaço unificado, política e culturalmente, do Império Romano deu lugar à diversidade de espaço(s)?”. Esta mesma questãomajor foi trabalhada numa turma do sétimo ano de escolaridade, com 23 estudantes, de uma escola do concelho de Braga. Para se obter dados acerca desta e de outras questões, os estudantes responderam a questionários online durante o período de ensino remoto, tal como a fichas de trabalho durante as aulas presenciais. Inicialmente, observou-se que as ideias prévias dos estudantes estavam de acordo com a investigação feita em relação aos conceitos meta-históricos trabalhados. Contudo, no decorrer desta intervenção, denotou-se uma evolução em progressão nas ideias destes mesmos estudantes, tendo estes compreendido que a História não é só feita de mudanças, mas também de continuidades, como que as mudanças em História não são só positivas, também podendo ser negativas. Entenderam, ainda, que um mesmo espaço pode assumir diversos significados ao longo da História, e que estas mudanças de significado podem ter várias consequências.
This internship report focuses on a supervised pedagogical intervention that was planned under a master’s degree in history teaching. This same intervention approached the passage from the unified space that characterized the Roman Empire to the fragmented reality of the medieval ages, working more prominently the substantive concepts of “economy” and “unified territory”. Inherent to the approach of these substantive concepts, the metahistorical concepts of historical space and historical change were also approached. The major question of this intervention was “How do students understand the changes in meaning of a changing historical space, taking into account the way how a politically and culturally unified space, like the Roman Empire, gave place to a diversity of spaces?”. This question was worked with a seventh-grade class, with 23 students, from a school located in Braga. To compile data about this question and other questions, the students answered online questionnaires during remote learning, as well as work sheets during presential classes. Initially, the students’ ideas corroborated studies that approached the metahistorical concepts of historical space and historical change. However, during this supervised pedagogical intervention, the students’ ideas progressed. These students understood that History is not only made of positive changes, but also negative ones. Furthermore, these students also comprehended that History is not only made of changes, but also continuities. On the other hand, they also understood that the meaning of a space can also change in various ways during the course of History, and that these changes can have very different consequences.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78678
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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