Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78653

TítuloO contributo das ferramentas de mobile learning na aprendizagem e motivação de alunos do 10º ano de escolaridade em Biologia e Geologia
Outro(s) título(s)The contribution of mobile learning tools in the learning ability and motivation of 10th grade Biology and Geology students
Autor(es)Costa, Tânia Filipa Rodrigues
Orientador(es)Vilaça, Teresa
Palavras-chaveBiologia
Educação em ciências
Mobile learning
Biology
Education in sciences
Data1-Abr-2022
Resumo(s)Numa época onde as ferramentas de mobile learning dominam o dia a dia de qualquer cidadão e considerando a rápida evolução da população na utilização de tecnologias digitais, torna-se necessário que ocorra uma adaptação das metodologias de ensino, utilizando as tecnologias digitais como uma ferramenta pedagógica para a aprendizagem dos alunos. Neste sentido, surge o mobile learning como uma metodologia de ensino que proporciona um novo ambiente para professores e alunos. Face à atualidade do tema, procurou-se compreender qual o contributo das ferramentas de mobile learning na aprendizagem e motivação dos alunos de uma turma do 10.º ano de escolaridade em Biologia e Geologia. A intervenção pedagógica descrita neste relatório de estágio incidiu na lecionação do tema “Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos” na disciplina de Biologia e Geologia no 10.º ano de escolaridade, e envolveu uma turma constituída por 18 alunos. Para esta intervenção pedagógica foram definidos os seguintes objetivos: i) caraterizar a evolução do conhecimento substantivo e processual associado à subunidade “Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos”, utilizando ferramentas de mobile learning , em particular o telemóvel e o computador portátil; ii) avaliar a motivação para as aulas da disciplina de Biologia e Geologia em função da ferramenta de mobile learning utilizada; iii) comparar as vantagens e constrangimentos da utilização de ferramentas de mobile learning em contexto de sala de aula; iv) caraterizar as competências dos alunos para a realização de trabalho cooperativo. Para a caraterização da turma e para uma melhor adequação da intervenção pedagógica ao contexto foi aplicado um questionário inicial de recolha de dados. Nos processos de ensino-aprendizagem desta turma foram incluídas ferramentas de mobile learning , concretamente o computador e o telemóvel. Para avaliar o sucesso da intervenção pedagógica e os objetivos estabelecidos para esta, foi desenvolvido um questionário inicial de avaliação diagnóstica e um questionário final de avaliação formativa, a comparação entre os dois momentos permitiu concluir que ocorreu uma evolução do conhecimento substantivo e processual. Foi ainda desenvolvido um questionário de opinião aplicado à turma que permitiu identificar um aumento da motivação para as aulas da disciplina e, perceber que as vantagens da utilização destas ferramentas de mobile learning sobrepõe-se às desvantagens identificadas. Foi ainda possível perceber que apesar dos alunos não demonstrarem elevadas competências para a realização de trabalho cooperativo identificam a sua importância.
In a time where technological literacy is at an all-time high and where mobile learning tools rule over our daily lives, there is a need to adapt the current teaching methodologies to include de use of technology as an educational tool geared towards improving student’s learning ability. Thus, the mobile learning concept emerges as teaching methodology that promotes a new learning environment to both students and educators. Given the time-relevance of this topic, we sought to comprehend the contribution of mobile learning tools in the learning ability and motivation of the students of a chosen 10th grade Biology and Geology class. The pedagogical intervention described in the present internship report concerns the teaching of the “Matter collection by heterotrophs” to a 10th grade, 18 student class of Biology and Geology. The following objectives were delineated as part of the pedagogical intervention: i) portray the progression of substantive knowledge and know-how concerning the “Matter collection by heterotrophs” subunit, employing mobile learning tools such as the cellphone and laptop; ii) evaluate the learner’s motivation towards the subject of Biology and Geology according to the type of mobile learning tool employed; iii) compare the advantages and constraints of the use of mobile learning tools in the classroom environment; iv) portray the students’ cooperative work competences in both synchronous and asynchronous environments. An initial, data gathering questionnaire was drawn to trace the class’s profile and further tailor the pedagogic intervention. Mobile learning tools were included in this class’s teaching-learning processes. In order to evaluate the success of the pedagogical intervention and its proposed objectives, an initial diagnostic assessment questionnaire and a final formative assessment questionnaire were developed. By overlaying the results from both questionnaires, it was concluded that an increase in substantive and procedural knowledge has occurred. An additional feedback questionnaire was drawn and fulfilled by the class, further denoting an increase in motivation towards the class. Additionally, the feedback questionnaire allowed us to discern that the advantages of leveraging mobile learning tools far outweigh any uncovered constraints. Furthermore, it was observable that, even though students were not skilled in cooperative work, they were able to recognize its importance.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78653
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tania Filipa Rodrigues Costa.pdf8,87 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID