Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78647
Título: | All together now! O potencial educativo da música no ensino de inglês a crianças |
Outro(s) título(s): | All together now! The educational potential of music in teaching english to young learners |
Autor(es): | Miranda, Jorge Miguel Tomada |
Orientador(es): | Vieira, Flávia |
Palavras-chave: | Ensino de inglês a crianças Música Potencial educativo Educational potential Music Teaching english to young learners |
Data: | 25-Jan-2022 |
Resumo(s): | No âmbito do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico, o presente relatório de estágio apresenta o projeto de intervenção pedagógica supervisionada, assente na investigação-ação, que desenvolvi durante a prática pedagógica, intitulado “ All together now! O potencial educativo da música no ensino de inglês a crianças”. O projeto foi desenvolvido numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa escola primária pertencente a um agrupamento de escolas situado na cidade de Braga, e tinha como objetivos: conhecer perceções e atitudes das crianças relativas à aprendizagem da língua inglesa e ao uso da música nas aulas de inglês; potenciar os níveis de motivação e atenção dos alunos nas aulas de inglês através do uso da música; associar o inglês a sentimentos de diversão, potenciando uma boa relação entre os alunos e a língua e promovendo a aprendizagem; promover a competência de aprender a aprender com foco na autorregulação; avaliar o potencial do uso da música na aprendizagem. Durante o seu desenvolvimento, o projeto passou por três fases distintas, nomeadamente, análise do contexto de intervenção, desenvolvimento das atividades do projeto e avaliação do projeto perante os objetivos inicialmente propostos. As principais estratégias de intervenção utilizadas foram: observação de aulas e registos reflexivos no portefólio de estágio; questionário inicial às crianças; diálogos com as crianças; atividades didáticas com recurso a músicas, seguidas de momentos de autorregulação da aprendizagem. A avaliação do projeto, com base na informação recolhida durante o estágio, permite concluir que os seus objetivos foram globalmente cumpridos e que a música contribuiu para que as crianças aprendessem inglês de uma forma divertida e menos formal. A principal dificuldade sentida prendeu-se com a seleção de canções para ensinar os conteúdos propostos, dada a necessidade de estas cumprirem vários critérios por forma a irem ao encontro dos objetivos do projeto. Contudo, esta dificuldade não coloca em causa o potencial educativo da música quando colocada ao serviço do ensino de inglês a crianças. Within the Master in Teaching English for Primary School, this practicum report presents the supervised pedagogical intervention project based on action research that I developed in my teaching practice, entitled “All together now! The educational potential of music in teaching English to young learners”. The project was developed in a 4º grade class in a primary school located in the city of Braga, and had the following objectives: identifying children’s perceptions and attitudes towards learning the English language and the use of music in English lessons; boosting student’s motivation and attention levels through music; associating English learning with feelings of fun, thus creating a good relationship between the students and the language and improving learning; developing the learning to learn competence with a focus on self-regulation; assessing the potential of music in learning. During its development, the project went through three distinct phases, namely, context analysis, development of project activities, and project evaluation concerning the objectives initially set. The main intervention strategies used were: lesson observation resulting in reflective records kept in the practicum portfolio; initial questionnaire to children; conversations with children; didactic activities with the use of songs, followed by self-regulation moments. The information gathered during the practicum shows that the objectives for this project were globally attained and that music contributed for the children’s learning of English in a fun and less formal way. The main difficulty felt in project development had to do with finding the right songs to take to the classroom, due to the need to comply with criteria I considered essential in order to reach the objectives of the project. Nevertheless, this difficulty does not invalidate the educational potential of music in the teaching of English to young learners. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78647 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jorge Miguel Tomada Miranda.pdf | 5,1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons