Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78624
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Sara Raquel Reis da | por |
dc.contributor.author | Braga, Sara Daniela Gomes | por |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T16:20:58Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T16:20:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-17 | - |
dc.date.submitted | 2021-12 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/78624 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.description.abstract | O presente relatório de investigação e ação pedagógica inclui-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho. Trata-se de um relatório que apresenta o Projeto pedagógico desenvolvido em contexto de PréEscolar, com um grupo de vinte e uma crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos, e em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de vinte e quatro alunos, do 2º ano de escolaridade. A Metodologia de Investigação-Ação guiou este estudo através da elaboração de ciclos contínuos de observação, planificação, ação e reflexão, por forma a garantir a qualidade do processo de ensinoaprendizagem e, simultaneamente, a construção metacognitiva do perfil do educador e professor. Ambicionou-se promover valores multiculturais, por intermédio de obras literárias para a infância, e, desse modo, realizar atividades pedagógicas significativas. As questões relacionadas com a multiculturalidade, os seus valores intrínsecos e, principalmente, as atitudes de respeito e aceitação são pontos fundamentais a serem debatidos com as crianças, desde tenra idade. A literatura para a infância é um instrumento sensato que, quando usado devidamente pelo profissional de educação, é capaz de transmitir mensagens que incorporam sentimentos, atitudes e momentos que mobilizam as crianças para questões como a diferença e para uma educação intercultural. | por |
dc.description.abstract | This report of research and pedagogical intervention is included under the Supervised Teaching Practice (STP) of the 2nd year of the Master in Pre-school Education and the first Cycle of Basic Education of the University of Minho. It is a report that presents a pedagogical Project developed in the Pre-school context, with a group of children between the ages of four and five years old, and in the context of the 1st Cycle of Basic Education, with a class of the 2nd year of schooling. The methodology of Action Research guided this report through the elaboration of continuous cycles of observation, planning, action and reflection, in order to guarantee the quality of the teaching-learning process and, simultaneously, the metacognitive construction of the profile of the educator and teacher. The intention was to promote multicultural values, through children's literature works and, in this way, carry out significant pedagogical activities. The issues concerned to multiculturalism, its intrinsic values and, above all, attitudes of respect and acceptance are fundamental points to be debated with children, from an early age. Children's literature is a sensible instrument that, when used properly by the education professional, is viable for transmitting messages that incorporate feelings, attitudes and moments that touch children towards issues such as difference and intercultural education. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Diferença | por |
dc.subject | Educação Básica | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Literatura para a infância | por |
dc.subject | Multiculturalidade | por |
dc.subject | Basic education | por |
dc.subject | Children's literature | por |
dc.subject | Difference | por |
dc.subject | Interdisciplinarity | por |
dc.subject | Multiculturalism | por |
dc.title | "Não importa ser diferente": promovendo a multiculturalidade através da literatura para a infância | por |
dc.title.alternative | “It's alright to be different”: promoting multiculturalism through children's literature | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 203003926 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 18 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sara Daniela Gomes Braga.pdf | 5,18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons