Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78624

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Sara Raquel Reis dapor
dc.contributor.authorBraga, Sara Daniela Gomespor
dc.date.accessioned2022-07-05T16:20:58Z-
dc.date.available2022-07-05T16:20:58Z-
dc.date.issued2022-02-17-
dc.date.submitted2021-12-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78624-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório de investigação e ação pedagógica inclui-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho. Trata-se de um relatório que apresenta o Projeto pedagógico desenvolvido em contexto de PréEscolar, com um grupo de vinte e uma crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos, e em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de vinte e quatro alunos, do 2º ano de escolaridade. A Metodologia de Investigação-Ação guiou este estudo através da elaboração de ciclos contínuos de observação, planificação, ação e reflexão, por forma a garantir a qualidade do processo de ensinoaprendizagem e, simultaneamente, a construção metacognitiva do perfil do educador e professor. Ambicionou-se promover valores multiculturais, por intermédio de obras literárias para a infância, e, desse modo, realizar atividades pedagógicas significativas. As questões relacionadas com a multiculturalidade, os seus valores intrínsecos e, principalmente, as atitudes de respeito e aceitação são pontos fundamentais a serem debatidos com as crianças, desde tenra idade. A literatura para a infância é um instrumento sensato que, quando usado devidamente pelo profissional de educação, é capaz de transmitir mensagens que incorporam sentimentos, atitudes e momentos que mobilizam as crianças para questões como a diferença e para uma educação intercultural.por
dc.description.abstractThis report of research and pedagogical intervention is included under the Supervised Teaching Practice (STP) of the 2nd year of the Master in Pre-school Education and the first Cycle of Basic Education of the University of Minho. It is a report that presents a pedagogical Project developed in the Pre-school context, with a group of children between the ages of four and five years old, and in the context of the 1st Cycle of Basic Education, with a class of the 2nd year of schooling. The methodology of Action Research guided this report through the elaboration of continuous cycles of observation, planning, action and reflection, in order to guarantee the quality of the teaching-learning process and, simultaneously, the metacognitive construction of the profile of the educator and teacher. The intention was to promote multicultural values, through children's literature works and, in this way, carry out significant pedagogical activities. The issues concerned to multiculturalism, its intrinsic values and, above all, attitudes of respect and acceptance are fundamental points to be debated with children, from an early age. Children's literature is a sensible instrument that, when used properly by the education professional, is viable for transmitting messages that incorporate feelings, attitudes and moments that touch children towards issues such as difference and intercultural education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectDiferençapor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectLiteratura para a infânciapor
dc.subjectMulticulturalidadepor
dc.subjectBasic educationpor
dc.subjectChildren's literaturepor
dc.subjectDifferencepor
dc.subjectInterdisciplinaritypor
dc.subjectMulticulturalismpor
dc.title"Não importa ser diferente": promovendo a multiculturalidade através da literatura para a infânciapor
dc.title.alternative“It's alright to be different”: promoting multiculturalism through children's literaturepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203003926por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Daniela Gomes Braga.pdf5,18 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID