Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78609

TítuloConceções das crianças sobre os seres vivos
Outro(s) título(s)Children's conceptions about living things
Autor(es)Gonçalves, Catarina Isabel Oliveira
Orientador(es)Anastácio, Zélia
Palavras-chaveConceções alternativas
Construtivismo
Crianças
Mudança conceptual
Seres vivos
Alternative conceptions
Constructivism
Children
Conceptual change
Living bein
Data28-Jan-2022
Resumo(s)O presente documento retrata um Relatório de Estágio, onde é descrito o Projeto de Intervenção Pedagógica, desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada I e II (PES I e PES II), pertencente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Assim, o projeto foi desenvolvido num contexto de Educação Pré-Escolar, com 20 crianças, 10 do sexo masculino e 10 do sexo feminino, com um grupo de 5 anos. O mesmo projeto, teve continuação num novo contexto, desta vez em 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), com 24 crianças, 8 do sexo masculino e 16 do sexo feminino, com um grupo de 1.º ano de escolaridade. O tema do projeto de intervenção surgiu em ambos os contextos de acordo com os interesses e curiosidades dos grupos de crianças, adaptando-se sempre às necessidades dos mesmos. Neste sentido, utilizei a metodologia de trabalho projeto, para dar respostas às curiosidades, interesses e necessidades das crianças, tendo sempre em conta o mundo que as rodeia. O projeto centra-se no tema seres vivos, tendo como principal objetivo identificar as conceções prévia do grupo e verificar se com as intervenções pedagógicas ocorria uma mudança conceptual sobre o tema. Além disso, pretendia-se sensibilizar as crianças para a preservação do meio ambiente e dos seres vivos. Apesar de o projeto de intervenção estar centrado nas áreas de Conhecimento do Mundo para a Educação Pré-Escolar e Estudo do Meio para o 1.º CEB, todas as atividades foram planificadas de forma flexível, integradora, dinâmica e interdisciplinar para assim abordar todas as componentes do currículo e potenciar o desenvolvimento destes cidadãos no seu todo. Para além disso, todo o projeto teve como linha orientadora, a metodologia de investigação-ação, que consiste num processo contínuo, sistemático e cíclico, levando-nos a refletir sobre as observações realizadas no campo, como forma de melhorar a nossa planificação. Além de que em todas as atividades está presente a perspetiva construtivista, onde a criança é coconstrutura da sua aprendizagem, experimentando e testando as suas teorias. Através de uma aprendizagem ativa, estas crianças confrontaram as suas conceções prévias, colocando em questão o conhecimento anteriormente adquirido. Só desta forma é que conseguimos que as crianças reorganizem o seu sistema mental e ocorra um processo denominado de mudança conceptual. Os resultados deste projeto de investigação e intervenção demostraram que cada vez mais é necessário criar atividades de cariz construtivista, tendo sempre em consideração os conhecimentos prévios das crianças, para assim transformá-los em conceções cientificamente aceites adequadas ao seu nível etário.
This document portrays an Internship Report, where the Project of Pedagogical Intervention is described, developed within the curricular unit Supervised Teaching Practice I and II (PES I and PES II), from the Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching. Thus, the project was developed in a Preschool setting, with 20 children, 10 males and 10 females, with a 5 years old group. The same project was conducted in a new context, this time in Primary School, with 24 children, 8 males and 16 females, in a 1st grade group. The theme of the intervention project develops in both contexts according to the interests and curiosities of the two groups of children, always adapting it to their needs. In this regard, I used the project work methodology to provide answers to the children’s curiosities, interests and needs, always taking into account the world around them. The project focuses on the theme of living beings, having as main goal, to identify the previous conceptions of the group and verify, if with the pedagogical interventions, there was a conceptual change about the theme. In addition, it was intended to raise children's awareness about the preservation of the environment and living beings. Although the intervention project was focused on the area of World Knowledge for Pre-School Education and Environmental Study for Primary School, all the activities were planned in a flexible, integrative, dynamic and interdisciplinary way, to address all components of the curriculum and to enhance the development of these citizens as a whole. In addition, the whole project was guided by the research action methodology, which consists of a continuous, systematic and cyclical process, leading us to reflect on the observations made in the field as a way to improve our planning. In addition, in all activities there is a constructivist approach, where the child is co-constructor of his/her learning, experimenting and testing his/her own theories. Through active learning, these children confronted their preconceptions, by questioning their previously acquired knowledge. Only in this way can we get children to reorganize their mental system and a process called conceptual change takes place. The results of this research and intervention project show that it is increasingly necessary to create constructivist activities, always taking into account children's prior knowledge in order to transform it into scientifically accepted conceptions appropriate to their age level.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78609
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Catarina Isabel Oliveira Goncalves.pdf6,27 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID