Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78482
Título: | O estudo do timbre no processo de aprendizagem da trompete |
Outro(s) título(s): | The study of timbre in the learning process of the trumpet |
Autor(es): | Barbosa, Joana Pinto |
Orientador(es): | Faria, Vasco Silva de |
Palavras-chave: | Timbre Som Trompete Pedagogia Ensino Tone colour Sound Trumpet Pedagogy Teaching |
Data: | 19-Jan-2021 |
Resumo(s): | O presente Relatório, elaborado no âmbito do Estágio Profissional integrado no Mestrado em Ensino de
Música da Universidade do Minho, realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga,
descreve um Projeto de Intervenção Pedagógica implementado durante o ano letivo de 2020/2021, com
os grupos de recrutamento de Trompete (M21) e de Classe de Conjunto (M32).
A implementação desta investigação/ação incidiu sobre os conceitos de timbre e de som, com o intuito
de aferir as perspetivas dos professores e alunos acerca do seu significado e utilização no seu quotidiano,
e por outro lado, procurou-se uma definição de timbre e da relação do mesmo com o som como forma
de melhorar a qualidade artística dos trompetistas.
O Projeto de Intervenção Pedagógica seguiu a metodologia de Investigação-Ação, fundamentando-se,
assim, num ciclo contínuo de observação, planeamento, reflexão e avaliação. Contou com a colaboração
de cinco alunos intervenientes a quem foi proposto o estudo segundo diversos métodos na parte inicial
da aula (aquecimento, desenvolvimento técnico e trabalho de estudos) e com o intuito de incutir a
utilização de determinadas metodologias e estratégias no trabalho dos seus repertórios aliando a toda
esta intervenção a utilização de acessórios. Os instrumentos de recolha de dados no decorrer do projeto
passaram pela (1) observação numa fase inicial e uma análise da importância atribuída ao conceito de
timbre e a sua coordenação com som no meio trompetístico de ensino nacional (2) a recolha de materiais
didáticos, acessórios e entrevista semiestruturada realizada aos alunos de forma a compreender os
conhecimentos prévios sobre o assunto (3) implementação do plano de ação que visou a compreensão
e desenvolvimento do conceito de timbre coordenadamente com o conceito de som assim como a
aplicação de um questionário realizados aos alunos pós-interventivo.
Os resultados obtidos na fase inicial apontam para uma subjetividade que de qualquer das formas não
desvaloriza a importância do timbre, mas sim a sua estrita relação estabelecida com o som,
essencialmente no que toca ao processo de ensino-aprendizagem em que os diversos pedagogos
estabelecem um tipo de ensino focalizado na relação entre os mesmos, moldando os materiais didáticos,
acessórias metodologias/estratégias ao timbre.
A análise da intervenção aponta para uma apreensão devida dos conhecimentos e aplicabilidade dos
mesmos nos diferentes momentos da aula, separa e coordenadamente. The present report, reflects the Professional Internship as part of the Master’s in Music Education at the University of Minho, applied at the Calouste Gulbenkian Music Conservatory in Braga, and describes a Pedagogical Intervention Project implemented during the 2020/2021 school year, and considered the Trumpet (M21) and Ensemble Class (M32) recruiting groups. The implementation of this research/action was focused on the concepts of timbre and sound, to assess the perspectives of teachers and students about their meaning and use in their daily lives, and on the other hand, a definition of timbre and its relationship with sound as a way to improve the artistic quality of trumpet players. The Pedagogical Intervention Project followed the Action-Research methodology, thus basing itself on a continuous cycle of observation, planning, reflection and evaluation. It had the collaboration of five intervening students, who were proposed to study according to various methods in the early part of the class (warm-up, technical development and study work) and were instructed to use certain methodologies and strategies in the work of their repertoires, combining to all this intervention the use of accessories. The data collection instruments throughout the project went through (1) observation at an early stage and an analysis of the importance attributed to the concept of timbre and its coordination with sound in the trumpetistic environment of national education (2) the collection of teaching materials, accessories and semi-structured interview conducted with students in order to understand prior knowledge on the subject (3) implementation of the action plan aimed at understanding and developing the concept of timbre in coordination with the concept of sound as well as the application of a questionnaire conducted to the post-intervention students. The results obtained in the initial phase point to a subjectivity that in any case does not devalue the importance of timbre, but rather its strict relationship established with sound, essentially with regard to the teaching-learning process in which the various pedagogues establish a type of teaching focused on the relationship between them, shaping the teaching materials, methodologies/strategies accessories to the timbre. The analysis of the intervention points to a proper apprehension of knowledge and its applicability in different moments of the class, separately and in coordination. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78482 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joana Pinto Barbosa.pdf | 4,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons