Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78482

TítuloO estudo do timbre no processo de aprendizagem da trompete
Outro(s) título(s)The study of timbre in the learning process of the trumpet
Autor(es)Barbosa, Joana Pinto
Orientador(es)Faria, Vasco Silva de
Palavras-chaveTimbre
Som
Trompete
Pedagogia
Ensino
Tone colour
Sound
Trumpet
Pedagogy
Teaching
Data19-Jan-2021
Resumo(s)O presente Relatório, elaborado no âmbito do Estágio Profissional integrado no Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, descreve um Projeto de Intervenção Pedagógica implementado durante o ano letivo de 2020/2021, com os grupos de recrutamento de Trompete (M21) e de Classe de Conjunto (M32). A implementação desta investigação/ação incidiu sobre os conceitos de timbre e de som, com o intuito de aferir as perspetivas dos professores e alunos acerca do seu significado e utilização no seu quotidiano, e por outro lado, procurou-se uma definição de timbre e da relação do mesmo com o som como forma de melhorar a qualidade artística dos trompetistas. O Projeto de Intervenção Pedagógica seguiu a metodologia de Investigação-Ação, fundamentando-se, assim, num ciclo contínuo de observação, planeamento, reflexão e avaliação. Contou com a colaboração de cinco alunos intervenientes a quem foi proposto o estudo segundo diversos métodos na parte inicial da aula (aquecimento, desenvolvimento técnico e trabalho de estudos) e com o intuito de incutir a utilização de determinadas metodologias e estratégias no trabalho dos seus repertórios aliando a toda esta intervenção a utilização de acessórios. Os instrumentos de recolha de dados no decorrer do projeto passaram pela (1) observação numa fase inicial e uma análise da importância atribuída ao conceito de timbre e a sua coordenação com som no meio trompetístico de ensino nacional (2) a recolha de materiais didáticos, acessórios e entrevista semiestruturada realizada aos alunos de forma a compreender os conhecimentos prévios sobre o assunto (3) implementação do plano de ação que visou a compreensão e desenvolvimento do conceito de timbre coordenadamente com o conceito de som assim como a aplicação de um questionário realizados aos alunos pós-interventivo. Os resultados obtidos na fase inicial apontam para uma subjetividade que de qualquer das formas não desvaloriza a importância do timbre, mas sim a sua estrita relação estabelecida com o som, essencialmente no que toca ao processo de ensino-aprendizagem em que os diversos pedagogos estabelecem um tipo de ensino focalizado na relação entre os mesmos, moldando os materiais didáticos, acessórias metodologias/estratégias ao timbre. A análise da intervenção aponta para uma apreensão devida dos conhecimentos e aplicabilidade dos mesmos nos diferentes momentos da aula, separa e coordenadamente.
The present report, reflects the Professional Internship as part of the Master’s in Music Education at the University of Minho, applied at the Calouste Gulbenkian Music Conservatory in Braga, and describes a Pedagogical Intervention Project implemented during the 2020/2021 school year, and considered the Trumpet (M21) and Ensemble Class (M32) recruiting groups. The implementation of this research/action was focused on the concepts of timbre and sound, to assess the perspectives of teachers and students about their meaning and use in their daily lives, and on the other hand, a definition of timbre and its relationship with sound as a way to improve the artistic quality of trumpet players. The Pedagogical Intervention Project followed the Action-Research methodology, thus basing itself on a continuous cycle of observation, planning, reflection and evaluation. It had the collaboration of five intervening students, who were proposed to study according to various methods in the early part of the class (warm-up, technical development and study work) and were instructed to use certain methodologies and strategies in the work of their repertoires, combining to all this intervention the use of accessories. The data collection instruments throughout the project went through (1) observation at an early stage and an analysis of the importance attributed to the concept of timbre and its coordination with sound in the trumpetistic environment of national education (2) the collection of teaching materials, accessories and semi-structured interview conducted with students in order to understand prior knowledge on the subject (3) implementation of the action plan aimed at understanding and developing the concept of timbre in coordination with the concept of sound as well as the application of a questionnaire conducted to the post-intervention students. The results obtained in the initial phase point to a subjectivity that in any case does not devalue the importance of timbre, but rather its strict relationship established with sound, essentially with regard to the teaching-learning process in which the various pedagogues establish a type of teaching focused on the relationship between them, shaping the teaching materials, methodologies/strategies accessories to the timbre. The analysis of the intervention points to a proper apprehension of knowledge and its applicability in different moments of the class, separately and in coordination.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78482
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Pinto Barbosa.pdf4,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID