Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78414

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFonte, Vera Maria Seco Afonsopor
dc.contributor.authorAssunção, Ana Catarina Oliveirapor
dc.date.accessioned2022-06-17T14:37:01Z-
dc.date.available2022-06-17T14:37:01Z-
dc.date.issued2021-11-12-
dc.date.submitted2021-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78414-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractA ansiedade na performance é uma questão presente na vida de vários estudantes e músicos, recebendo muitas vezes pouca atenção de professores e instituições de ensino, o que pode levar a situações de grande disfunção e mal-estar. O presente projeto de intervenção pedagógica procurou aferir as consequências e viabilidade de um programa, direcionado a alunos de violino, que combina exposição progressiva à ansiedade com exercícios de respiração e relaxamento. Seguindo um quadro metodológico de investigação-ação, o projeto abrangeu um estudo sobre a inclusão de estratégias pedagógicas para o tratamento da ansiedade na performance nas instituições de ensino nacionais. Numa fase inicial foram analisados documentos orientadores do ensino do violino de nove escolas oficiais de música e realizados inquéritos por questionário a professores deste instrumento, procurando perceber como estes lidam com a ansiedade na performance dos seus alunos em contexto de sala de aula. O projeto concluiu com a implementação de um programa de exposição progressiva e relaxamento com uma aluna de violino do Conservatório de Música do Porto. A análise documental revelou que o tópico de ansiedade na performance contém uma presença bastante diminuta nos documentos orientadores do ensino do violino analisados. Os resultados do inquérito revelaram que os professores inquiridos estão sensibilizados para o tema da ansiedade na performance e têm já algum conhecimento sobre o mesmo, mas têm alguma dificuldade em colmatar este problema na sala de aula. Os resultados da implementação do programa de exposição progressiva e relaxamento indicaram que a aluna beneficiou do programa, nomeadamente ao nível da diminuição da frequência de sintomas físicos como o aumento do ritmo cardíaco, aperto na barriga e bocejos, e do aumento da qualidade da performance. Contudo, foi relatado o aumento da frequência de outros sintomas, principalmente mentais, que merecem maior atenção em investigações futuras e com um maior número de participantes.por
dc.description.abstractMusic performance anxiety is a matter present in the lives of several students and musicians, often receiving little attention from teachers and schools, which can lead to situations of great dysfunction and malaise. Therefore, this pedagogical intervention project sought to assess the consequences and feasibility of a program aimed at violin students, which combined a plan for systematic desensitization with breathing and relaxation exercises. Following the action-research methodology, the project included a study on the inclusion of pedagogical strategies in the treatment of performance anxiety in Portuguese schools. Initially, guidance documents for violin/instrumental subjects from nine official music schools were analyzed, and surveys with violin teachers were conducted, trying to understand how they deal with cases of performance anxiety in their classes. The project culminated with the implementation of the program with a student from the Conservatório de Música do Porto. The analysis of the guiding documents showed that the presence of performance anxiety in them is still quite small. The responses to the survey seem to indicate that the participants are aware of performance anxiety and already have some knowledge about it but have some difficulty in putting that knowledge into practice. The collected data seems to indicate that the student benefited from the program, with a decrease in the frequency of physical symptoms such as increased heart rate, tightness in the belly and yawning, and increased quality of performance. However, an increase in the frequency of other symptoms, mainly mental, was reported, a fact that deserves greater attention in future and more participated investigations.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAnsiedade na performance musicalpor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectExercícios de relaxamentopor
dc.subjectExposição progressiva à ansiedadepor
dc.subjectExercícios respiratóriospor
dc.subjectViolinopor
dc.subjectBreathing exercisespor
dc.subjectCurriculumpor
dc.subjectMusic performance anxietypor
dc.subjectRelaxation exercisespor
dc.subjectSystematic desensitizationpor
dc.subjectViolinpor
dc.titleA utilização da exposição gradual à ansiedade e de técnicas de relaxamento para a gestão dos níveis de ansiedade dos alunos de violinopor
dc.title.alternativeSystematic desensitization and relaxation techniques in the management of anxiety levels of violin studentspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202996468por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Catarina Oliveira Assuncao.pdf4,22 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID