Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78371

TítuloTransversalidade nas disciplinas de formação musical e coro para o desenvolvimento de competências rítmicas
Outro(s) título(s)Transversality in the contents and teaching materials of the disciplines ear training and choir for the development of rhythmic skills
Autor(es)Gomes, Francisco Correia
Orientador(es)Ruiz, Janete Conceição Soares Costa
Palavras-chaveFormação musical
Interdisciplinaridade
Pedagogias ativas
Ritmo
Transversalidade
Active pedagogies
Interdisciplinarity
Music training
Rhythm
Transversality
Data12-Nov-2021
Resumo(s)Este relatório foi elaborado através da aplicação de um projeto de intervenção pedagógica que teve por base uma metodologia investigação-ação e inserido no Estágio Profissional realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, ano letivo 2019-2020, no grupo de recrutamento M28 (Formação Musical). Partindo da premissa de que os vários elementos que constituem a música estão presentes, simultaneamente, em várias disciplinas do currículo do ensino artístico especializado, os objetivos da investigação passaram por perceber qual o impacto que a exploração de conteúdos transversais tem no desenvolvimento dos alunos, verificar se os professores fazem esta exploração nas suas práticas pedagógicas e promover uma reflexão sobre a interdisciplinaridade. A investigação realizada apoiou o desenvolvimento do enquadramento teórico onde está incluído uma exposição do contexto histórico e evolução da disciplina Formação Musical. De seguida, foram abordados os conceitos de transversalidade, disciplina e diferentes níveis de interdisciplinaridade. Por último, realizou-se uma exploração à didática, vivência e perceção do ritmo enquanto componente da música e a pedagogos cujas pedagogias ativas encontram no ritmo um dos seus principais elementos. A intervenção pedagógica foi, infelizmente, afetada pela pandemia SARS-CoV-2 que impediu a lecionação presencial a partir do dia 15 do mês de março de 2020. Por este motivo, não foram realizadas todas as sequências pedagógicas planeadas para a aplicação do tema. Apesar deste fator, os resultados obtidos nas poucas aulas lecionadas permitiram retirar algumas informações sobre o tema. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados: observações de aulas; um inquérito destinado a professores de Formação Musical; cinco entrevistas realizadas a professores de Formação Musical. Os resultados obtidos nas intervenções pedagógicas demonstraram maior facilidade na aprendizagem e desenvolvimento de elementos e capacidades rítmicas e também maior motivação e dinamismo. Já os resultados obtidos através da investigação demonstraram uma aceitação grande em relação ao ensino interdisciplinar na disciplina de Formação Musical. Demonstra, também, a opinião positiva dos docentes no que toca a conteúdos e materiais transversais às disciplinas de Formação Musical e Coro e o seu benefício no desenvolvimento de competências rítmicas.
This report was drawn up by the application of a pedagogical intervention project based on an action-research methodology, included in the Professional Internship held at the Conservatório de Música Calouste Gulbenkian in Braga, for a master’s degree in music education at the University of Minho, school year 2019-2020, in the recruitment group M28 (Ear Training). Starting from the premise that the various elements that combine music are simultaneously present in various disciplines of the specialized arts education curriculum, the aims of the investigation were: to define what impact the exploration of transversal content has on the development of students, verify if the teachers make this exploration in their pedagogical practices and promote a reflection on interdisciplinarity. The research supported a development of a theoretical framework in which the historical context of the Ear Training subject and its evolution are developed. Next in order, the concepts of transversality, discipline, and different levels of interdisciplinarity. Finally, an approach to teaching, experiences and the perception of the rythm as a component of music and to pedagogues whose active pedagogies have in rhythm its principal element. The pedagogical intervention was, unfortunately, affected by the SARS-CoV-2 pandemic, which prevented the lecturing of the classroom from March. For this reason, not all the pedagogical sequences planned for the theme application have been carried out. Despite that, the results obtained in the few lessons taught have made it possible to remove some information on the theme. As data collection instruments, the following have been used: classroom observations; a survey for Ear Training Teachers; five interviews held with teachers of Ear Training subject. The results obtained through the investigation showed a great acceptance in relation to the interdisciplinary teaching in the Ear Training subject, as well as in the other disciplines. It also demonstrates the positive opinion of teachers regarding the contents and materials transversal to the disciplines of Ear Training and Choir and its benefit in the development of rhythmic skills.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78371
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Francisco Correia Gomes.pdf2,48 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID