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https://hdl.handle.net/1822/78325
Título: | O método expositivo no processo de ensino aprendizagem das ciências musicais: tradição ou inovação? |
Outro(s) título(s): | The expositive method in the teaching - learning process in music theory: tradition or inovation? |
Autor(es): | Oliveira, Fábio Emanuel Duarte |
Orientador(es): | Lessa, Elisa |
Palavras-chave: | Inovação Método expositivo Tradição Innovation Expository method Tradition |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | Inserido na Unidade Curricular de Estágio Curricular do 2º ano do Ciclo de Estudos Conducentes
ao Grau de Mestre em Ensino da Música, o presente relatório de estágio supervisionado intitula-se O
método expositivo no processo de ensino-aprendizagem das Ciências Musicais: tradição ou inovação? e
foi realizado nos Grupos de Recrutamento M30 (História e Cultura das Artes) e M28 (Formação Musical).
O método expositivo tem vindo a ser criticado por uns e apreciado por outros, sendo
simultaneamente o mais usado e o mais contestado no seio académico. As críticas apontam para o facto
de ser um modo de ensino em que o professor é o centro das atenções e os alunos meros recetores de
conhecimento. A questão que se coloca é se este método não poderá contribuir para uma efetiva
aprendizagem dos conteúdos na disciplina de História e Cultura de Artes. Em que consiste afinal o
método expositivo? A natureza das disciplinas exige ou não métodos de ensino diferenciados? Será que
os alunos são apenas recetores de informação, segundo este método? Ouvir o professor é para os alunos
um fator motivador ou desmotivador de aprendizagem? Estas são algumas das questões que serão
abordadas e analisadas ao longo do presente trabalho. Na pesquisa empírica realizada foi aplicada uma
metodologia de ensino próxima do chamado método expositivo, em que o diálogo com os alunos
prevaleceu na aprendizagem. Included in the curricular internship unit of the 2nd year of the Cycle of Studies that leads to the Master's Degree in Music Teaching, the present supervised internship report is titled “The expository method in the teaching-learning process of Musical Sciences: tradition or innovation?” and it was carried out in the Recruitment Groups M30 (History and Culture of Arts) and M28 (Music Education). The expository method has been criticized by some and appreciated by others, being simultaneously the most used and the most contested method in academia. Criticisms points to the fact that it is a teaching method where the teacher is the center of attention and the students are just receivers of knowledge. The question that arises is whether the expository method could not contribute to effective learning of the contents of the curricular unit of History and Culture of Arts. What does the expository method consist of? Does the nature of the subjects require different teaching methods or not? Are students just receivers of information, according to this method? Is listening to the teacher a motivating or demotivating learning factor for students? These are some of the questions that will be addressed and analyzed throughout this work. In the empirical research that was carried out, a teaching methodology similar to the so-called expository method was applied, in which a dialogue with the students prevailed during the learning process. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78325 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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