Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78238

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMina, Isabel Aguiar Pintopor
dc.contributor.authorNobre, Alexandrapor
dc.contributor.authorDebs, Mariampor
dc.contributor.authorNilsson, Elizabethpor
dc.contributor.authorFernandes, Elisabetepor
dc.date.accessioned2022-06-06T09:07:19Z-
dc.date.available2022-06-06T09:07:19Z-
dc.date.issued2022-05-
dc.identifier.isbn978-972-789-768-1por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78238-
dc.description.abstractLaboratórios de Biologia, uma Unidade Curricular da Licenciatura em Biologia Aplicada, fornece ferramentas para investigação em Biologia fomentando competências transversais, essenciais ao trabalho colaborativo. Em 2019/20 estes objetivos foram acentuados com a colaboração de investigadores do International Iberian Nanotecnology Laboratory (INL) e a assinatura de um protocolo com a Escola de Ciências da Universidade do Minho. Em 2020/21, as restrições impostas pela pandemia da COVID-19 obrigaram a alterações que promoveram o espírito cooperativo entre colegas de diferentes anos. Metodologias de aprendizagem inovadoras incluíram a realização de projetos colaborativos estimulados pelo uso de murais virtuais. Em 2019/20 os alunos visitaram o INL e privaram com alguns cientistas que os apoiaram na análise de artigos científicos que foram desafiados a desconstruir. Em 2020/21 a visita ao INL foi virtual e as equipas de alunos escolheram artigos mote para explorarem as referidas técnicas experimentais. Alguns colegas do 2º ano treinados por investigadores do INL foram seus mentores. Seja a aprendizagem presencial ou on-line, é crucial o trabalho colaborativo entre educadores, cientistas e alunos na transformação da complexidade de conteúdos científicos. O diálogo entre todos fomenta a curiosidade e a criatividade e incentiva a formação de cidadãos participativos, e não simplesmente acumuladores de informação.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCompetências transversaispor
dc.subjectTrabalho colaborativopor
dc.subjectAprendizagem onlinepor
dc.subjectinvestigação em biologiapor
dc.titleTrabalho colaborativo na iniciação à investigação em Biologiapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate12 - 16 jul. 2021por
sdum.event.title7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage241por
oaire.citationEndPage253por
oaire.citationConferencePlaceonlinepor
dc.subject.fosCiências Naturais::Ciências Biológicaspor
dc.subject.fosCiências Naturais::Outras Ciências Naturaispor
sdum.conferencePublicationLivro de Atas do 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Livro de Atas_CNaPPES21.pdf2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID