Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78238
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mina, Isabel Aguiar Pinto | por |
dc.contributor.author | Nobre, Alexandra | por |
dc.contributor.author | Debs, Mariam | por |
dc.contributor.author | Nilsson, Elizabeth | por |
dc.contributor.author | Fernandes, Elisabete | por |
dc.date.accessioned | 2022-06-06T09:07:19Z | - |
dc.date.available | 2022-06-06T09:07:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-05 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-768-1 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/78238 | - |
dc.description.abstract | Laboratórios de Biologia, uma Unidade Curricular da Licenciatura em Biologia Aplicada, fornece ferramentas para investigação em Biologia fomentando competências transversais, essenciais ao trabalho colaborativo. Em 2019/20 estes objetivos foram acentuados com a colaboração de investigadores do International Iberian Nanotecnology Laboratory (INL) e a assinatura de um protocolo com a Escola de Ciências da Universidade do Minho. Em 2020/21, as restrições impostas pela pandemia da COVID-19 obrigaram a alterações que promoveram o espírito cooperativo entre colegas de diferentes anos. Metodologias de aprendizagem inovadoras incluíram a realização de projetos colaborativos estimulados pelo uso de murais virtuais. Em 2019/20 os alunos visitaram o INL e privaram com alguns cientistas que os apoiaram na análise de artigos científicos que foram desafiados a desconstruir. Em 2020/21 a visita ao INL foi virtual e as equipas de alunos escolheram artigos mote para explorarem as referidas técnicas experimentais. Alguns colegas do 2º ano treinados por investigadores do INL foram seus mentores. Seja a aprendizagem presencial ou on-line, é crucial o trabalho colaborativo entre educadores, cientistas e alunos na transformação da complexidade de conteúdos científicos. O diálogo entre todos fomenta a curiosidade e a criatividade e incentiva a formação de cidadãos participativos, e não simplesmente acumuladores de informação. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Competências transversais | por |
dc.subject | Trabalho colaborativo | por |
dc.subject | Aprendizagem online | por |
dc.subject | investigação em biologia | por |
dc.title | Trabalho colaborativo na iniciação à investigação em Biologia | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 12 - 16 jul. 2021 | por |
sdum.event.title | 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 241 | por |
oaire.citationEndPage | 253 | por |
oaire.citationConferencePlace | online | por |
dc.subject.fos | Ciências Naturais::Ciências Biológicas | por |
dc.subject.fos | Ciências Naturais::Outras Ciências Naturais | por |
sdum.conferencePublication | Livro de Atas do 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | DBio - Comunicações/Communications in Congresses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Livro de Atas_CNaPPES21.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons