Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78236

TítuloA influência da literacia financeira e de enviesamentos comportamentais no comportamento da poupança
Outro(s) título(s)The influence of financial literacy and behavioral biases on savings behavior
Autor(es)Rodrigues, Sabrina de Freitas
Orientador(es)Leal, Cristiana Cerqueira
Palavras-chaveAutocontrolo
Comportamento da poupança
Enviesamentos comportamentais
Excesso de confiança
Literacia financeira
Behavioral biases
Savings behavior
Financial literacy
Overconfidence
Self-control
Data2022
Resumo(s)A presente dissertação consiste no estudo sobre a influência da literacia financeira e de enviesamentos comportamentais, concretamente, o autocontrolo e o excesso de confiança, no comportamento da poupança. A literatura sugere que a literacia financeira afeta positivamente o comportamento financeiro, e que o excesso de confiança e a falta de autocontrolo podem ser fatores que diminuem a performance financeira dos agentes (acumulem menos riqueza, não planeiem a reforma, adquiram créditos com custos mais elevados, subdiversificam as suas carteiras, entre outros comportamentos tidos como de risco para potenciar o seu bem-estar financeiro). Para testar se as variáveis em causa permitem explicar o comportamento da poupança foi levado a cabo um estudo empírico através do desenvolvimento e aplicação de um questionário subdividido por secções conforme as áreas em estudo. O questionário foi respondido por 330 inquiridos e a informação dai extraída foi tratada e analisada em Excel e no software JASP produzindo regressões OLS e Logit. Os resultados revelaram que a literacia financeira, os enviesamentos comportamentais e as variáveis sociodemográficas permitem explicar o comportamento da poupança (as variáveis que se revelaram mais significativas foram o índice de literacia financeira, o índice de autocontrolo e o nível de rendimento e que todas variam positivamente com o comportamento da poupança). Verificou-se ainda que os enviesamentos comportamentais e as variáveis sociodemográficas têm um impacto bastante elevado no que toca à explicação do nível de literacia financeira sendo que esta varia positivamente com o autocontrolo, género, nível de escolaridade e rendimento mensal e negativamente com o excesso de confiança. Ainda foi possível validar que as variáveis sociodemográficas desempenham um papel na explicação do autocontrolo e do excesso de confiança, ainda que pouco preponderante. Por fim vimos que a probabilidade de realizar poupança é superior em pessoas do género feminino, com mais autocontrolo e mais rendimentos, que a probabilidade de realizar planos de poupança reforma é superior em pessoas com maior literacia, mais autocontrolo, em idade mais avançada e com maior rendimento e que a probabilidade de ter um fundo de emergência é superior em pessoas com mais autocontrolo, mais literacia financeira, maior escolaridade e rendimento.
This dissertation consists on the study of the influence between financial literacy and behavioral biases, specifically, self-control and overconfidence, on savings behavior. The literature suggests that financial literacy positively affects financial behavior, and that overconfidence and lack of self-control can be factors that reduce the financial performance of agents (accumulate less wealth, do not plan for retirement, acquire credit with higher costs, subdiversify their portfolios, among other behaviors considered to be risky to enhance their financial well-being). To test whether the variables in question explain the behavior of savings, an empirical study was carried out through the development and application of a questionnaire subdivided into sections according to the areas under study. The questionnaire was answered by 330 respondents and the information extracted from it was treated and analyzed in Excel and JASP software, producing OLS and Logit regressions. The results revealed that financial literacy, behavioral biases and sociodemographic variables explain the behavior of saving (the variables that proved to be more significant were the financial literacy index, the self-control index and the income level, all of which vary positively with the behavior of savings). It was also found that behavioral biases and sociodemographic variables have a very high impact when it comes to explaining the level of financial literacy, which varies positively with self-control, gender, education level and monthly income and negatively with overconfidence. It was also possible to validate that sociodemographic variables play a role in explaining self-control and overconfidence, albeit not so prevalent. Finally, we saw that the probability of making savings is higher in females, with more self-control and more income, that the probability of carrying out retirement savings plans is higher in people with greater literacy, more self-control, older age and higher income and that the probability of having an emergency fund is higher in people with more self-control, more financial literacy, higher education and income.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão e Negócios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78236
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Sabrina de Freitas Rodrigues.pdf868,47 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID