Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78171

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomespor
dc.contributor.authorDias, Mónica Moreirapor
dc.date.accessioned2022-06-01T14:36:51Z-
dc.date.available2022-06-01T14:36:51Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78171-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio reporta-se ao Estágio Profissional realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música do Instituto de Educação da Universidade do Minho, implementado na Escola Profissional Artística do Vale do Ave, no ano letivo 2019/2020, nos Grupos de Recrutamento M09 (Instrumento-Flauta Transversal) e M32 (Classe de Conjunto). O projeto de intervenção teve como foco da investigação a ansiedade na performance musical, procurando-se averiguar a pertinência de mindfulness como estratégia de controlo das suas causas e sintomas. Participaram no projeto de intervenção três alunos do ensino especializado, que implementaram mindfulness em contexto de aula e imediatamente antes de um momento de performance. O exercício aplicado consistiu numa meditação focada na respiração e teve uma duração de 10 minutos. A avaliação de resultados foi efetuada através da implementação de um questionário, concluindose dos dados recolhidos uma diminuição da ansiedade durante a performance. Todos os alunos afirmaram sentir-se mais relaxados após a prática de mindfulness e que a performance também melhorou, os alunos sentiram-se mais concentrados e com menos pensamentos negativos. Tais resultados sugerem a pertinência de incluir a prática de mindfulness no ensino de música.por
dc.description.abstractThis internship report refers to the Professional Internship held within the Master in Music Teaching of the Institute of Education of the University of Minho, implemented in the Vale do Ave Professional Artistic School, in the school year 2019/2020, in the Recruitment Groups M09 (Flute) and M32 (Chamber Music). The focus of the investigation was anxiety in musical performance, its causes and symptoms and mindfulness as a strategy to control it. The practice of mindfulness was transmitted to three students of specialized education and was put into practice in classes and immediately before a moment of performance so that the success could be rated in relation to anxiety in musical performance. The applied exercise consisted of a meditation focused on breathing and lasted for 10 minutes. The data obtained with the final questionnaire revealed positive results: the students claimed to feel less anxiety during the performance after having experienced mindfulness. All students revealed that they felt more relaxed after practicing meditation and that they also performed better, and felt more concentrated and with less negative thoughts, suggesting the need to include this practice in music teaching.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectAnsiedade na performance musicalpor
dc.subjectEnsino de músicapor
dc.subjectFlauta transversalpor
dc.subjectMeditaçãopor
dc.subjectMindfulnesspor
dc.subjectFlutepor
dc.subjectMeditationpor
dc.subjectMusic performance anxietypor
dc.subjectMusic teachingpor
dc.titleMindfulness: um contributo para o controlo da ansiedade na performance e na aprendizagem da flauta transversal no ensino especializadopor
dc.title.alternativeMindfulness: a contribution to the control of anxiety in the performance and learning of the flute in specialized teachingpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202994180por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório_de_Estágio_Mónica_Moreira_Dias.pdf2,88 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID