Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78154

TítuloA inclusão dos instrumentos de orquestra no ensino individual de percussão no 3º ciclo – fatores motivacionais para a prática orquestral
Outro(s) título(s)The inclusion of orchestral instruments in individual percussion teaching in the 3rd cycle - motivational factors for orchestral practice
Autor(es)Araújo, Marco André Oliveira
Orientador(es)Aroso, Nuno
Palavras-chaveInstrumentos complementares
Motivação
Percussão
Programas curriculares
Complementary instruments
Curriculum programs
Motivation
Percussion
Data14-Mai-2021
Resumo(s)O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música e consolida o processo de investigação-ação realizado no Conservatório de Guimarães no ano letivo de 2017/2018. A prática pedagógica incidiu sobre a inclusão de instrumentos complementares de percussão no ensino individual e, no estudo dos fatores de motivação para a prática de conjunto. O conteúdo deste projeto de intervenção tem como objetivo aproximar os alunos de percussão do 3º ciclo das práticas e técnicas utilizadas para cada um dos instrumentos complementares escolhidos, assim como fornecer conhecimentos pertinentes para uma correta prática orquestral. Desta forma, foram criadas metodologias que passaram pela visualização das técnicas e experimentação dos instrumentos, aplicadas nas aulas individuais. Simultaneamente foram realizados questionários com a finalidade de fazer um levantamento dos fatores de motivação para a prática orquestral, assim como perceber a opinião de alunos e músicos acerca dos instrumentos complementares. A investigação procurou refletir a evolução histórica da percussão, particularmente a inclusão dos acessórios na orquestra e demonstrar a importância destes instrumentos para a percussão. Além disso, foi feita uma análise a vários programas curriculares de diferentes escolas. Concomitantemente foram analisados os fatores de motivação associados à música de câmara. Durante a realização deste relatório de estágio, foi possível observar uma crescente atenção dada a estes instrumentos por parte de vários autores nos últimos anos, com a criação de métodos específicos para alguns dos instrumentos abordados. Da mesma forma foi visível o destaque dado, por inúmeros autores, aos fatores de motivação associados à prática musical em grupo. Como resultado deste processo de investigação-ação, e através dos resultados de inquéritos e da observação direta e indireta, considera-se que existe uma preparação enfraquecida para a prática de instrumentos complementares em orquestra. Da mesma forma, ficaram demonstrados os benefícios que a prática de conjunto tem para os alunos de música.
This internship report was established within the scope of the Master is Music Teaching and integrates the action-research process carried out at the Guimarães Conservatory in the academic year 2017/2018. The pedagogical practice centered on the inclusion of complementary percussion instruments in individual teaching and the study of motivational factors in joint practice. The content of this intervention project aims to bring percussion students closer to the practices and techniques employed for each of the complementary instruments chosen, as well as deliver relevant proficiency for a correct orchestral practice. Thus, methodologies were designed centered around observing techniques and experimentation of instruments, employed in individual classes. Concurrently, questionnaires were done to produce a survey of the motivating factors for orchestral practice, along with perceiving students and musicians opinion on complementary instruments. The study sought to reflect the historical evolution of percussion and the addition of accessories in the orchestra and reveal the relevance of these instruments for percussion. Furthermore, an assessment was made to several curricular programs of several schools. Concomitantly, the motivation factors linked with chamber music were analyzed. During the planning of this internship report, it was feasible to monitor an increasing attention paid latterly to these instruments by several authors, with the creation of specific methods. Correspondingly, the emphasis given by numerous authors on the motivational factors associated with group musical practice was visible. As an outcome of this research-action method, through the results of surveys and direct and indirect observation, it is considered that there is a lessened preparation for the practice of complementary instruments in orchestra. Likewise, the advantages that ensemble practice has for music students were shown
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78154
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marco Andre Oliveira Araujo.pdf3,26 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID