Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77917

TítuloO contributo da sustentabilidade ambiental para o enriquecimento do espaço, dos materiais e para a promoção das aprendizagens das crianças
Outro(s) título(s)The contribution of environmental sustainability to the enrichment of space, materials and the promotion of children's learning
Autor(es)Pinto, Diana Sofia Braga
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveDocumentação
Educação de infância
Organização do espaço e dos materiais
Sustentabilidade ambiental
Childhood education
Documentation
Environmental sustainability
Organization of space and materials
Data2021
Resumo(s)O presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Universidade do Minho, e intitula-se: O Contribiliéto 11,7 Susteptabilidade Au-lb/e/dai para o enr,quechweoto do Espaço, dos Mr,9teriais e para a pfornoção das Aprenoliza6:rens das r/atiças, No decorrer deste relatório, apresentar-se-ão dois projetos de intervenção pedagógica supervisionada, desenvolvidos ao longo do estágio curricular. O primeiro, em contexto de Creche e o segundo, em contexto de Jardim de Infância. Pretende-se com este relatório compreender qual o contributo da Sustentabilidade Ambiental, para o enriquecimento do Espaço, dos Materiais e para a promoção das Aprendizagens das Crianças. Pretende-se, ainda, compreender a relevância das questões ambientais para as crianças que frequentam a Educação de Infância (Creche e Educação Pré-Escolar). Para dar resposta a esta questão, os projetos foram sustentados na metodologia de investigação-ação, um processo cíclico, que vai alternando entre ação/mudança e investigação/compreensão. Para além disto, é caraterizada por quatro fases: planificação, ação, observação e reflexão. A partir da documentação, que serviu de base para a sustentação deste ciclo, foi possível acompanhar e avaliar este processo, assim como preservar a memória pedagógica do trabalho desenvolvido. Constatou-se que o desenvolvimento de ambos os projetos, contribuiu para a ampliação de vivências e construção de aprendizagens, por parte dos mais novos, ao nível do conhecimento do mundo físico, ao mesmo tempo que foram promovidas as restantes áreas do saber (aprendizagem holística). Contribuiu, também, para favorecer o desenvolvimento de valores e atitudes, por parte das crianças, que lhes permitiram (e permitirão) ser cidadãos mais conscientes, responsáveis, empáticos, críticos e autónomos. E contribuiu, ainda, para a promoção de competências como a empatia e o respeito pelo outro, o conceito de poluição, a potencialidade dos materiais naturais, do quotidiano e recicláveis, a relevância da biodiversidade e do respeito e cuidado pela natureza, e a promoção da reflexão perante uma problemática da atualidade.
This internship report is part of the Supervised Teaching Practice, of the Master's Degree in Pre-School Education, at the University of Minho, and is entitled: The Combo'yon of Envronmeatal SustainabAy for tne Enridlinent at Space, Materials and tor the pronoun Children's Learning In the course of this report, two supervised pedagogical intervention projects will be presented, developed during the curricular internship. The first, in a Day Care context and the second, in a Kindergarten context. It is intended to understand the contribution of Environmental Sustainability, to the enrichment of Space, Materials and to the promotion of Children's Learning. It is also intended to understand the relevance of environmental issues for children who attend Childhood Education (Day Care and Preschool Education). In order to answer this question, the projects were supported by the investigation-action methodology, a cyclical process that alternates between action/change and investigation/understanding. In addition, it is characterized by four phases: planning, action, observation and reflection. From the documentation, which served as the basis for sustaining this cycle, it was possible to monitor and evaluate this process, as well as preserve the pedagogical memory of the work developed. It was ensured that the development of both projects contributed to the expansion of experiences and construction of learning, by the youngest, in terms of the knowledge of the physical world, while the other areas of knowledge were promoted (holistic learning). It also contributed to the development of values and attitudes are developed by the children, that allowed them (and will allow) to be more aware, responsible, empathetic, critical and autonomous citizens. And it also contributed to the promotion of skills such as empathy and respect for others, the concept of pollution, the potential of natural, everyday and recyclable materials, the relevance of biodiversity and respect and care for nature, and the promotion of reflection on a current issue, are being promoted.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77917
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório+de+Estágio+-+Diana+Sofia+Braga+Pinto-+PG40657+comp.pdf3,44 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID