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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria de Lurdes Dias depor
dc.contributor.authorAraújo, Mariana Cerquinha Afonsopor
dc.date.accessioned2022-05-24T10:47:05Z-
dc.date.available2022-05-24T10:47:05Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77856-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório resulta de uma investigação e intervenção pedagógica desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho. O estudo intitula-se “A organização do tempo escolar: influência nos intervenientes”, tendo sido realizado em contexto de Educação Pré-Escolar e numa turma do 2º ano do 1ª Ciclo do Ensino Básico, ambas no distrito de Braga. O projeto de investigação aqui apresentado assume algumas caraterísticas da metodologia de investigação-ação, caraterizada por uma espiral de ciclos, em que o investigador está em constante reflexão, com vista ao melhoramento da prática. O presente estudo pretende dar resposta à questão de investigação: “De que forma a organização do tempo escolar influencia o dia a dia das crianças e do Educador/Professor?”. Partindo desta questão foram definidos alguns objetivos que passam por observar, identificar e analisar a rotina dos grupos e os diferentes momentos da organização do tempo, de modo a compreender a influência que esta organização tem, quer no processo de aprendizagem das crianças quer nas práticas educativas dos professores. Uma vez que o projeto de investigação está ao serviço das práticas, este articula-se com os projetos de intervenção desenvolvidos nos diferentes níveis educativos. No que concerne à Educação Pré-Escolar, o projeto de intervenção intitulou-se “Caixinha dos Emojis: emoções e significados para as nossas palavras”. Relativamente ao 1º Ciclo do Ensino Básico o projeto foi denominado como “Descobrindo Braga a construir”. Globalmente, os resultados manifestam a diferenciação na organização do tempo escolar na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Em cada um dos níveis é possível verificar, através das evidências recolhidas, situações em que a organização do tempo escolar influencia o dia a dia dos intervenientes, tanto pela positiva como pela negativa.por
dc.description.abstractThe present report results from a pedagogic research and intervention, developed within the academic of the Supervised Teaching Practice Course I and II of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, at the University of Minho (Portugal). The study is named ‘Organizing educational time: the impact in the participants’ and it was developed within the context of pre-school and included a second-year class from the primary school, both from Braga district. This project assumes characteristics derived from action-research methodology, which involves a spiral of cycles in which the researcher is in constant reflection, aiming to improve the practice. The present study aims do provide answer to the following research question: “In which way does the organization of scholar time affects the day-by-day of the children and educator/teacher?” From this question, the research goals were developed, including the observation, identification and analysis of the routine of the groups and the different moments from the time organization, to be able to understand the effect that such organization has in the children learning process and in the educators/ teachers educational practices. Since the research project is linked with a practical module, it included interventions developed for different educational levels. In regards of the pre-school education, the interventional project was named ‘The little emoji box: emotions and meanings of our words’. For the primary school, the project was entitled ‘Discovering Braga building’. In general, the results show a differentiation within the scholar organizational time of the pre-school and primary school. In each educational level is possible to verify, from the evidence collected, situations in which the scholar organizational time affects the participants day-by-day, in both, positive and negative way.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectOrganização do tempopor
dc.subjectTempopor
dc.subjectTempo escolarpor
dc.subjectScholar timepor
dc.subjectTimepor
dc.subjectTime organizationpor
dc.titleA organização do tempo escolar: influência nos intervenientespor
dc.title.alternativeOrganizing educational time: the impact in the participantspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202984311por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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