Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77744
Título: | A robótica educativa e as crianças do 1º ciclo do ensino básico |
Outro(s) título(s): | Educational robotics and children of the primary school |
Autor(es): | Figueiredo, Daniela Paes |
Orientador(es): | Osório, António José |
Palavras-chave: | Robótica educativa Ensino básico Ensino-Aprendizagem 1º Ciclo Educational robotics Basic education Teaching-learning Primary school |
Data: | 2022 |
Resumo(s): | A Dissertação do Mestrado em Ciências da Educação com especialização em Tecnologia
Educativa que apresento, teve como objetivo geral, analisar qual o contributo da robótica no processo de
apropriação das competências e técnicas de leitura, escrita e desenvolvimento da linguagem verbal e
não verbal do educando no 1º Ciclo do Ensino Básico.
Foi proposto entender em quais aspectos que a robótica difere das tradicionais formas de ensinar
e aprender e descrever quais habilidades comportamentais de colaboração, de construção de
comunidades, criação de conteúdos, criatividade e escolhas de conduta podem ser desenvolvidas pelos
alunos com as práticas envolvendo a robótica educativa.
Assim, apresento a robótica educativa como mais uma ferramenta possível de ser utilizada na
educação com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento acima mencionados.
A investigação foi realizada em uma escola pública, onde os sujeitos da investigação foram 21
(vinte e um) alunos e 3 (três) professores que atuavam diretamente com estes alunos. Para o efeito, a
investigação realizada, teve uma abordagem qualitativa com um design de estudo de caso como principal
suporte referencial ao desenho dos instrumentos de recolha de dados. Este estudo produziu dados que
foram coletados e analisados a partir de uma checklist de desenvolvimento e observações. De acordo
com os resultados deste estudo, posso afirmar que as crianças podem evoluir e aprimorar os seus
conceitos de leitura e escrita bem como podem desenvolver-se positivamente na sua linguagem verbal e
não verbal com o auxílio da robótica educativa. The Master's Dissertation in Educational Sciences with a specialization in Educational Technology which I present, had the general objective of analysing the contribution of robotics in the process of appropriation of skills and techniques of reading, writing and development of the student's verbal and non-verbal language in the primary school. It was proposed to understand in which aspects robotics differs from traditional ways of teaching and learning and to describe which behavioral skills of collaboration, community building, content creation, creativity and conduct choices can be developed by students with practices involving robotics educational. The investigation was carried out in a public school. The study involved 21 (twenty-one) students and 3 (three) teachers who worked directly with these students. Therefore, the conducted research had a qualitative approach with a case study design as the main referential support for the selection of the best tools for data collection. This study produced data that were collected and analysed using a development checklist and observations. According to the results of this study, I can say that children can evolve and improve their concepts of reading and writing as well as they can develop positively in their verbal and non-verbal language with the help of educational robotics. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77744 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_DANIELA+PAES+FIGUEIREDO.pdf | 4,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons