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dc.contributor.advisorValente, Marietapor
dc.contributor.authorLuís, Joana Catarina Araújopor
dc.date.accessioned2022-05-16T14:45:27Z-
dc.date.available2022-05-16T14:45:27Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77671-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresapor
dc.description.abstractA velocidade e a forma como a sociedade consome bens, matérias-primas, produtos e serviços está cada vez mais a deixar de ser sustentável para a capacidade do planeta. É cada vez mais visível o impacto que as nossas ações provocam no meio ambiente, deste modo, é essencial falar sobre sustentabilidade e considerar alternativas aos comportamentos atuais, em particular no que diz respeito ao uso de plásticos. O modelo de Economia Circular tem por base a substituição do processo de produção e consumo linear por um processo mais circular, o que envolve aumentar a longevidade de vida dos produtos através da reutilização dos recursos e também da racionalização energética. Neste sentido, este modelo é considerado como uma resposta à escassez de recursos e, obviamente, aos benefícios sustentáveis que resultam da adoção deste modelo. Deste modo, é fundamental que os consumidores estejam conscientes do impacto que os seus comportamentos causam no meio ambiente. Este estudo tem o intuito de analisar as atitudes e comportamentos dos consumidores portugueses perante soluções de consumo mais circulares relativamente ao plástico. Foi realizada uma revisão de literatura, na qual é discutido o cenário geral dos vários tópicos abordados. Para completar a revisão de literatura, foi desenvolvido um questionário online exploratório de modo a reunir dados e permitir chegar a uma conclusão relativamente ao objetivo proposto. O questionário conta com uma amostra de conveniência de 180 consumidores portugueses. Os resultados obtidos revelam que a maioria dos consumidores tem uma noção dos problemas ambientais atuais, principalmente o impacto do plástico. Relativamente à disposição de alterar os seus comportamentos, os consumidores inquiridos demostraram ter vontade de mudar os seus hábitos para mais circulares e sustentáveis, sobretudo na não utilização de sacos e embalagens plásticas.por
dc.description.abstractThe excessive consumption of goods, raw materials, products, and services by society is becoming unsustainable for the planet's capacity. The impact of our actions on the environment is becoming more visible so, it is essential to discuss sustainability and consider alternatives to the current behaviour, in particular in what concerns the use of plastics. The Circular Economy model is based on replacing the linear production and consumption process with a more circular one, which involves increasing the lifespan of products through the reuse of resources and energy rationalization. Therefore, this model is considered as a response to the lack of resources and the sustainable benefits that result from the adoption of this model. Hence, consumers must be aware of the impact their behaviour has on the environment. This study aims to analyse the attitudes and behaviours of Portuguese consumers towards more circular consumer solutions regarding plastics. A literature review was carried out, in which the general scenario of the various topics covered is discussed. To complete the literature review, an exploratory online questionnaire was developed to gather data and allow concluding the proposed objective. The questionnaire has a convenience sample of 180 Portuguese consumers. The results obtained show that most consumers are aware of current environmental issues, mainly the impact of plastic. Regarding the behaviour change, the consumers surveyed have demonstrated to be willing to change their habits to more circular and sustainable ones, especially in the non-use of bags and plastic packaging.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEconomia circularpor
dc.subjectConsumidorespor
dc.subjectPlásticospor
dc.subjectProdutos em segunda mãopor
dc.subjectProdutos com materiais recicladospor
dc.subjectProdutos sustentáveispor
dc.subjectProdutos recondicionadospor
dc.subjectQuestionáriopor
dc.subjectCircular economypor
dc.subjectConsumerspor
dc.subjectPlasticspor
dc.subjectSecond-hand productspor
dc.subjectProducts with recycled materialspor
dc.subjectSqustainable productspor
dc.subjectRefurbished productspor
dc.subjectQuestionnairepor
dc.titleA relação entre a economia circular nas empresas e o comportamento dos consumidores: o caso dos plásticospor
dc.title.alternativeThe relationship between the circular economy in companies and consumer behaviour: the case of plasticspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202961052por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
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