Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77472

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSolé, Glóriapor
dc.contributor.authorPacheco, Elsapor
dc.contributor.authorSoares, Laurapor
dc.date.accessioned2022-05-05T19:15:58Z-
dc.date.available2022-05-05T19:15:58Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSolé, G., Pacheco, E., & SOARES, L. M. P. D. (2020). Formação de professores de Geografia e História em Portugal: uma década de investigação-ação pós Bolonha. Revista Interuniversitaria De Formación Del Profesorado. Continuación De La Antigua Revista De Escuelas Normales, 34(3). https://doi.org/10.47553/rifop.v34i3.81879por
dc.identifier.issn0213-8646por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77472-
dc.description.abstractTrinta anos decorridos sobre a formação de professores no contexto dos Mestrados em Ensino de Geografia e/ou História no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário e uma década após a entrada em vigor do modelo educativo implementado no quadro do processo de Bolonha, propõe-se uma reflexão sobre os temas de investigação-ação que foram alvo dos Relatórios de Estágio apresentados nas Universidades Portuguesas onde existe este 2º Ciclo de Estudos. Consultando os respetivos Repositórios Científicos, procede-se inicialmente a uma avaliação das principais palavras utilizadas nos títulos dos relatórios das duas áreas disciplinares, pormenorizando depois a nossa análise sobre os trabalhos desenvolvidos nas Universidades do Minho e do Porto, a partir da sua categorização em temáticas devidamente especificadas através de descritores elaborados para o efeito. Concluímos que o enfoque temático se direciona mais para o desenvolvimento de competências centradas em valores ancorados na vida real dos alunos e menos na aposta em assuntos de base tecnológica, como seria de esperar.por
dc.description.abstractThirty years after the beginning of teacher training in the context of Masters in Geography and/or History Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education and a decade upon the education model implemented by Bologna process, a reflection is proposed here on the action- research themes of the Internship Reports presented in Portuguese Universities where exists this 2nd Cycle of Studies. After consulting the respective Scientific Repositories, an initial assessment is made of the main words used in the report titles of the two subject areas, detailing after our analysis of the works developed at the Universities of Minho and Porto, based on their categorization into themes, duly specified through descriptors prepared for this purpose. We conclude that the themes of the reports are directed more towards the development of competencies centered on values anchored in the real life of students and less on technology-based subjects, as we expected.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAsociación Universitaria de Formación del Profesorado (AUFOP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino e educaçãopor
dc.subjectGeografia e Históriapor
dc.subjectEstágio Supervisionadopor
dc.subjectInvestigação-açãopor
dc.subjectProfissionalismo docentepor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.subjectGeography and Historypor
dc.subjectSupervised internshippor
dc.subjectActionresearchpor
dc.subjectTeacher professionalismpor
dc.subjectPortugalpor
dc.titleFormação de professores de Geografia e História em Portugal: uma década de investigação-ação pós Bolonhapor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://recyt.fecyt.es/index.php/RIFOP/article/view/81879por
oaire.citationStartPage33por
oaire.citationEndPage56por
oaire.citationIssue95por
oaire.citationVolume95por
dc.identifier.eissn2530-3791por
dc.identifier.doi10.47553/rifop.v34i3.81879por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.wosSocial Sciencespor
sdum.journalRevista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesoradopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
81879-Texto del artículo-286642-1-10-20201209 (2) artigo Solé, Pacheco e Soares (2020).pdf888,54 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID