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https://hdl.handle.net/1822/77439
Título: | Otimização de um sistema produtivo através da reestruturação do seu layout |
Autor(es): | Azevedo, Alexandre Costa |
Orientador(es): | Dinis-Carvalho, José |
Palavras-chave: | Melhoria Contínua Lean Layout MTM Continuous Improvement |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | O presente projeto de dissertação foi realizado em ambiente industrial, no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial e teve como principal foco melhorar o fluxo produtivo através da melhoria contínua num conjunto de linhas produtivas na empresa Bosch Car Multimedia Portugal S.A..
A metodologia usada nesta dissertação foi Action-Research, cuja primeira fase consiste na análise e diagnóstico da situação atual. Assim, analisou-se o sistema produtivo, em particular, as linhas produtivas de Montagem Final de um produto específico e registaram-se diversas oportunidades de melhoria: 1) baixas taxas de utilização dos equipamentos em linha, 2) OEE não satisfatórios perante os objetivos de fábrica, 3) fluxo entre processos com demasiados stocks intermédios, 4) área produtiva excessiva e 5) produtividade reduzida devido ao excesso de operadores.
Desta forma, procurou-se implementar possíveis melhorias quer no processo quer nos métodos e tempos. Perante as melhorias implementadas, resultantes numa diminuição de tempos de atravessamento em 64,3 segundos, surgiu a necessidade de analisar, estudar, e consequentemente, reconfigurar todo o sistema produtivo incluindo o seu layout produtivo e a dispensar equipamentos em excesso. Sem qualquer investimento o projeto teve como resultados: uma redução de área produtiva em 13% (dos quais 1,3% em stock intermédio), um aumento de produtividade de 28%. uma redução de equipamentos em linha de 24% e um aumento de 10,18% na eficiência do sistema. This dissertation project was carried out in an industrial environment, as part of the Integrated Master in Engineering and Industrial Management and its focus was to improve the production flow through continuous improvement in a set of production lines in the company Bosch Car Multimedia Portugal S.A. The methodology used in this dissertation was the Action-Research, whose first phase consists in the analysis and diagnosis of the current situation. The team made an analysis to all the productive system, but our focus remained on the final assembly production lines of a specific product. There were found several opportunities for improvement in this field such as: 1) low rates of use of the equipment in line, 2) OEE not satisfactory in view of the factory objectives, 3) flow between processes with too many intermediate stocks, 4) excessive productive area and 5) reduced productivity due to the excess of operators. In this way, the team attempted to implement possible improvements both in the process and in methods and times. Faced with the implemented improvements, it resulted in a reduction of crossing times in 64.3 seconds. The need to reanalyze and restudy arose, and consequently we reconfigured the entire production system including its productive layout. Without any investment, the project had as results: a reduction of productive area by 13% (of which 1.3% in intermediate stock), an increase in productivity of 28%, a reduction in line equipment of 24% and an increase of 10.18% in system efficiency. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77439 |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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