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https://hdl.handle.net/1822/77406
Título: | Criação de narrativas digitais e literacia mediática: investigação-ação com alunos do ensino secundário |
Outro(s) título(s): | Creating digital narratives and media literacy: action-research with secondary school students |
Autor(es): | Oliveira, Ana FIlipa Pereira |
Orientador(es): | Pereira, Sara |
Palavras-chave: | Jovens Criação e produção mediática Narrativas digitais Literacia mediática Cidadania Young people Media creation and production Digital narratives Media literacy Citizenship |
Data: | 22-Abr-2022 |
Resumo(s): | As crescentes potencialidades dos media digitais evidenciam o pensamento crítico, a
literacia mediática e a criação como competências fundamentais para que os jovens sejam cidadãos
ativos e participativos na sociedade e comunidades onde se inserem. A escola pode desempenhar um
papel importante a esse nível, contribuindo para a utilização crítica e responsável dos media e para a
promoção da cidadania. Neste sentido, vários estudos destacam que perante esta geração, que
aprende também nos espaços informais, que valoriza a aprendizagem pela prática e a presença dos
meios em todos os espaços das suas vidas, a escola é desafiada a integrar novas práticas e a valorizar
os conhecimentos que crianças e jovens adquirem com e através dos media.
Esta tese de doutoramento aborda as práticas de criação e produção mediática e a escola como lugar
para promover a literacia mediática junto dos mais jovens. Procura-se saber qual o lugar da criação
mediática nas práticas educativas formais e como pode ser promovida na escola, tendo em vista
incentivar a discussão sobre temas de cidadania e a expressão dos alunos.
O estudo, que se caracteriza como uma investigação-ação, decorreu em duas escolas, no ano letivo de
2018/2019, com alunos de 8 turmas do ensino secundário. Partindo de temas relacionados com a
cidadania presentes nos curricula de várias disciplinas, foram desenvolvidas, de forma colaborativa,
atividades de criação e produção mediática – nomeadamente narrativas digitais. Os resultados revelam
que a promoção de atividades de criação e produção mediática – nomeadamente de narrativas digitais
- funcionam como uma alavanca para promover discussões em torno de temas de cidadania e a
expressão dos alunos. Sugerem também que professores e alunos acreditam que a criação e produção
têm espaço em sala de aula, mas não diariamente. Os alunos, nem sempre apreciam os temas ou as
plataformas propostas para realizar atividades com recurso aos media e não reconhecem que a criação
mediática seja a solução para serem ouvidos pelos adultos. Por sua vez, os professores reconhecem o
potencial da criação mediática, mas referem condicionalismos decorrentes da falta de orientações
específicas sobre como promover a literacia mediática, em particular a dimensão da criação, do pouco
tempo disponível para as atividades de criação e da pressão dos exames nacionais. The growing possibilities of digital media highlight critical thinking, media literacy and creation as fundamental skills for young people to thrive and be participatory in society and in their communities. School can play an important role at this level, contributing to the critical and responsible use of media and to the promotion of citizenship. In this sense, several studies point out that towards this generation, which learns also in informal spaces, values learning by doing and the presence of the media in all spaces of their lives, school is challenged to integrate new practices and to value the knowledge that children and young people acquire with and through the media. This research addresses media creation and production practices and school as a place to promote media literacy among young people. It seeks to understand the role and implications of media creation in formal educational practices and how it can be further promoted in school within the school curricula, with a view to discussing citizenship issues and student expression. Methodologically framed as action research, this study took place in two schools, in the school years 2018/2019, involving eight secondary school classes. Media creation and production activities were developed collaboratively based on themes related to citizenship and already outlined in the present in the curricula of various subjects. The key findings indicate that, in this case, the promotion of media creation and production activities functions as a catalyst to promote discussions on citizenship issues and explore students' expressions around the same topic. They also show that teachers and students believe that both creation and production have a space in the classroom, but not on a daily basis. Students do not always appeared to appreciate the themes or the platforms proposed in this study to carry out activities using the media. Furthermore, they do not recognise that media creation is one way forward to be heard by adults. In turn, teachers recognise the potential of media creation, but mention constraints arising from the lack of specific guidelines on promoting media literacy, particularly its creative dimension, the time available for media creation and production activities, and the pressure of national exams. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Programa Doutoral em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade em associação com as seguintes universidades: Universidade do Minho, ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa, Universidade da Beira Interior e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77406 |
Acesso: | Acesso aberto |
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