Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77216

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalhais, Isabel Maria Estradapor
dc.contributor.advisorBrandão, Ana Paula Lima Pinto de Oliveira Almeidapor
dc.contributor.authorJesus, Ana Francisca Portilho depor
dc.date.accessioned2022-04-26T14:04:35Z-
dc.date.available2022-04-26T14:04:35Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77216-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Relações Internacionaispor
dc.description.abstractThe present internship report analyzes the human security of refugee children in Greece, particularly unaccompanied minors, having in consideration the role of actors such as NGOs, as security providers. The internship took place at The HOME Project organization in Athens, where it was possible to conduct field work so as to answer the research questions formulated for this report. The referent questions include ‘’How does the work of the NGO The HOME Project contribute to the promotion of human security of refugee children in Athens?’’ followed by the secondary question ‘’In what way does citizenship and education act as stimuli in the promotion of human security of the refugee children?’’. The report builds on human security as a theoretical framework, following the broad approach of the 1994 UNDP report. In order to analyze the issue of the protection of children, a focus is put on the human security dimensions, namely health, personal, food and community. Additionally, an emphasis is also placed on instruments, such as citizenship and education, seen as stimuli that could aid in the promotion of security. Thus, a triangulation is done between the respective concepts and human security as a theoretical framework. The report follows a qualitative method, being that the data collected during the fieldwork are analyzed through content analysis. The analysis addresses the mechanisms used by the organization in the eventual promotion of human security of refugee children in Athens.por
dc.description.abstractO presente relatório de estágio pretende analisar a segurança humana de crianças refugiadas na Grécia, em particular menores sem acompanhamento, considerando o papel de atores, como ONGs como provedores de segurança. O estágio foi realizado na organização The HOME Project em Atenas, onde foi realizado trabalho de campo de modo a responder às perguntas de investigação elaboradas para este relatório. As respetivas perguntas incluem ‘’De que forma o trabalho da ONG The HOME Project contribui para a promoção da segurança humana de crianças refugiadas em Atenas?’’, seguida da pergunta secundária, ‘’De que forma a cidadania e a educação atuam como estimulos na promoção da segurança humana de crianças refugiadas?’’. O relatório assenta na Segurança Humana como quadro teórico, seguindo a abordagem ampla do relatório da UNDP de 1994. De modo a analisar a questão da proteção das crianças, é colocado um foco nas dimensões da segurança humana, nomeadamente sanitária, pessoal, comida e comunitária. Adicionalmente, é colocado também um foco em determinados instrumentos, nomeadamente cidadania e educação como estimulos que poderão auxiliar na promoção da segurança. Deste modo é feita uma triangulação com os respetivos conceitos e o quadro teórico da segurança humana. O relatório segue um método qualitativo, sendo que os dados recolhidos durante o trabalho de campo são tratados segundo uma análise de conteúdo. A respetiva análise aborda os mecanismos utilizados pela organização na eventual promoção da segurança humana de crianças refugiadas em Atenas.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectCitizenshippor
dc.subjectHuman securitypor
dc.subjectIntegrationpor
dc.subjectNGOpor
dc.subjectRefugeepor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectIntegraçãopor
dc.subjectONGpor
dc.subjectRefugiadopor
dc.subjectSegurança humanapor
dc.titleThe human security of refugee children in Greece: citizenship and education as mobilizing instruments: the case of the NGO The HOME Projectpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202946371por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório_Estágio_Ana+Jesus.pdf1,57 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID