Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7712

TítuloEstudo das características dispersivas duma albufeira do rio Douro internacional
Autor(es)Duarte, António A. L. Sampaio
Pinho, José L. S.
Vieira, J. M. Pereira
Boaventura, Rui A. Rocha
Palavras-chaveGestão de recursos hídricos
Qualidade da água
Modelação matemática
Dispersão
Rodamina WT
Data2000
EditoraAssociação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
CitaçãoDUARTE, António A. L. Sampaio [et al.] - Estudo das características dispersivas duma albufeira do rio Douro internacional. In SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL (SILUBESA), 9, Porto Seguro, Brasil, 2000 – “Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental : actas” [CD-ROM]. [Rio de Janeiro : ABES, 2000].
Resumo(s)O estudo da hidrodinâmica e dispersão de descargas poluentes em sistemas fluviais assume particular relevo na definição de esquemas de gestão integrada das bacias hidrográficas, nomeadamente quanto à protecção da qualidade da água nas origens. O presente trabalho teve como objectivo a determinação de parâmetros caracterí­sticos de dispersão na albufeira de Miranda do Douro. Para esse efeito foram realizadas campanhas de amostragem para diferentes regimes hidrodinâmicos, em que se recorreu à  injecção de um traçador (rodamina WT), monitorizando-se a evolução da sua concentração ao longo do trecho em estudo. Os resultados experimentais serviram de base à calibração e à validação de um modelo de advecção-difusão capaz de descrever a dispersão de substâncias conservativas. Neste artigo apresenta-se a metodologia do estudo, os resultados experimentais obtidos numa das campanhas de amostragem, a atenuação dos picos de concentração em função dos tempos de percurso e a sua comparação com os resultados dos modelos matemáticos utilizados na descrição do fenómeno de dispersão longitudinal. O conhecimento dos parâmetros capazes de traduzir as caracterí­sticas de transporte e dispersão de poluentes neste trecho é indispensável para a previsão da evolução das respectivas concentrações a jusante. Deste modo, a modelação matemática constitui uma ferramenta útil na definição de sistemas de alerta e de protecção do sistema fluvial.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7712
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-HID - Comunicações a Conferências Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ASDuarte_9ºSILUBESA_2000.pdfDocumento principal284,14 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID