Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77098
Título: | A mediação e a prática pedagógica na prevenção de conflitos em contextos educativos com crianças de 2 a 5 anos |
Outro(s) título(s): | Mediation and pedagogical pratice in conflict prevention in educational contexts with children aged 2 to 5 years old |
Autor(es): | Silva, Mariana Gonçalves Fonseca |
Orientador(es): | Flores, Maria Assunção Marcondes, Maria Inês |
Palavras-chave: | Mediação Prática Pedagógica COVID-19 Conflito Resolução mediação socioeducativa Mediation Practice Pedagogical Conflict Resolution Socio-educational mediation |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | Este resumo aborda a temática “A Mediação e a Prática Pedagógica na Prevenção de Conflitos em Contextos Educativos com Crianças de 2 a 5 Anos”, que corresponde ao segundo ano do Mestrado em Educação, na área de especialização de Mediação Educacional.
O âmbito do estágio foi em uma instituição particular, visando a prevenção de conflitos, tendo objetivos que se situam no contexto da mediação socioeducativa, entre eles estimular o desenvolvimento intrapessoal e interpessoal, através da promoção da comunicação aberta e melhoria de relacionamentos, promovendo a boa convivência, autonomia, participação, a escuta-ativa, entre outros.
Com o intuito da investigação ocorrer da melhor forma e transformar a mediação escolar em um instrumento para resolução de conflitos, harmonizando o trabalho em rede, para uma educação de valores, foi necessário utilizarmos instrumentos como: questionários, análise de dados, entrevistas informais e formais, diário de bordo e observação direta e indireta. A recolha dos dados através do diário de bordo foi possível e útil para a programação de atividades que estavam sendo planejadas.
Por questões internacionais, relacionadas com a pandemia da COVID-19, não foi possível a aplicabilidade das atividades planejadas, porém vale ressaltar a importância da prática no contexto educacional.
Apesar de tudo, no tempo que foi possível, inovamos, aprendemos e ensinamos, sobre como mediar em contexto educacional debilitado, dando-lhe mais atenção, voz ativa e escuta ativa, respeitando as hierarquias e as diferenças, dando ao outro espaço para o diálogo, com o propósito de ter menos conflitos pela falta na comunicação entre as partes. This abstract addresses the subject “Mediation and Pedagogical Practice in Conflict Prevention in Educational Contexts with Children Aged 2 to 5 Years Old”, within the second year of the Master in Education, in the area of Educational Mediation specialization. The internship was conducted in a private institution, focusing on conflict prevention. The objectives related to socio-educational mediation, intrapersonal and interpersonal development, through open communication and relationships improvement, promoting the good coexistence, autonomy, participation, active listening and others. The investigation purpose was to transform school mediation into an instrument for conflict resolution, through networking, for an education based on values. In this matter, it was necessary to use instruments such as: questionnaires, data analysis, informal and formal interviews, logbook and direct and indirect observation. The data compilation through the logbook was possible and useful to the programming of activities that were being planned. Due to international issues, related to the spread of the COVID-19 pandemic, it was not possible to apply the planned activities, but it is worth emphasizing the importance of the mentioned practice in the educational context. However, in the limited time in which this research was developed, we innovated, learned and taught about how to mediate in an educational context marked by weaknesses, giving it more attention, active voice and active listening, respecting hierarchies and differences, creating space for dialogue, with the purpose of having less conflicts due to the lack of communication between the parties. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77098 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório+Mariana+Silva.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons