Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77098

TítuloA mediação e a prática pedagógica na prevenção de conflitos em contextos educativos com crianças de 2 a 5 anos
Outro(s) título(s)Mediation and pedagogical pratice in conflict prevention in educational contexts with children aged 2 to 5 years old
Autor(es)Silva, Mariana Gonçalves Fonseca
Orientador(es)Flores, Maria Assunção
Marcondes, Maria Inês
Palavras-chaveMediação
Prática
Pedagógica
COVID-19
Conflito
Resolução mediação socioeducativa
Mediation
Practice
Pedagogical
Conflict
Resolution
Socio-educational mediation
Data2021
Resumo(s)Este resumo aborda a temática “A Mediação e a Prática Pedagógica na Prevenção de Conflitos em Contextos Educativos com Crianças de 2 a 5 Anos”, que corresponde ao segundo ano do Mestrado em Educação, na área de especialização de Mediação Educacional. O âmbito do estágio foi em uma instituição particular, visando a prevenção de conflitos, tendo objetivos que se situam no contexto da mediação socioeducativa, entre eles estimular o desenvolvimento intrapessoal e interpessoal, através da promoção da comunicação aberta e melhoria de relacionamentos, promovendo a boa convivência, autonomia, participação, a escuta-ativa, entre outros. Com o intuito da investigação ocorrer da melhor forma e transformar a mediação escolar em um instrumento para resolução de conflitos, harmonizando o trabalho em rede, para uma educação de valores, foi necessário utilizarmos instrumentos como: questionários, análise de dados, entrevistas informais e formais, diário de bordo e observação direta e indireta. A recolha dos dados através do diário de bordo foi possível e útil para a programação de atividades que estavam sendo planejadas. Por questões internacionais, relacionadas com a pandemia da COVID-19, não foi possível a aplicabilidade das atividades planejadas, porém vale ressaltar a importância da prática no contexto educacional. Apesar de tudo, no tempo que foi possível, inovamos, aprendemos e ensinamos, sobre como mediar em contexto educacional debilitado, dando-lhe mais atenção, voz ativa e escuta ativa, respeitando as hierarquias e as diferenças, dando ao outro espaço para o diálogo, com o propósito de ter menos conflitos pela falta na comunicação entre as partes.
This abstract addresses the subject “Mediation and Pedagogical Practice in Conflict Prevention in Educational Contexts with Children Aged 2 to 5 Years Old”, within the second year of the Master in Education, in the area of Educational Mediation specialization. The internship was conducted in a private institution, focusing on conflict prevention. The objectives related to socio-educational mediation, intrapersonal and interpersonal development, through open communication and relationships improvement, promoting the good coexistence, autonomy, participation, active listening and others. The investigation purpose was to transform school mediation into an instrument for conflict resolution, through networking, for an education based on values. In this matter, it was necessary to use instruments such as: questionnaires, data analysis, informal and formal interviews, logbook and direct and indirect observation. The data compilation through the logbook was possible and useful to the programming of activities that were being planned. Due to international issues, related to the spread of the COVID-19 pandemic, it was not possible to apply the planned activities, but it is worth emphasizing the importance of the mentioned practice in the educational context. However, in the limited time in which this research was developed, we innovated, learned and taught about how to mediate in an educational context marked by weaknesses, giving it more attention, active voice and active listening, respecting hierarchies and differences, creating space for dialogue, with the purpose of having less conflicts due to the lack of communication between the parties.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77098
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório+Mariana+Silva.pdf1,84 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID