Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77068

TítuloA perceção dos alunos da área de ciências socioeconómicas sobre o contabilista e a sua profissão
Outro(s) título(s)The perception of socio-economic science students about accountants and the accounting profession
Autor(es)Pinto, Maria Francisca Gomes
Orientador(es)Gomes, Delfina
Palavras-chaveContabilidade
Contabilistas
Estereótipos
Estudantes
Perceções
Accountants
Accounting
Perceptions
Stereotypes
Students
Data2021
Resumo(s)Ao começar a pesquisa sobre o tema em questão verificou-se que o estereótipo de uma profissão é, em grande parte, o resultado das opiniões sociais, das realidades que são vividas e da forma como essa perceção generalizada pode influenciar as outras pessoas, em especial os estudantes, uma vez que se encontram numa fase crucial para o próprio futuro. Sendo de grande importância a perceção dos estudantes para o futuro da contabilidade e da sua profissão, o estudo tem como objetivo principal identificar, compreender e interpretar a perceção que os alunos da área de ciências socioeconómicas têm sobre o contabilista e a sua profissão e perceber se existem diferentes perceções entre alunos de contabilidade e dos restantes cursos. Para atingir esse objetivo pretende-se responder às seguintes questões: quais as perceções que os alunos da área socioeconómica têm sobre o contabilista e a sua profissão? e quais as diferenças nas perceções, caso existam, entre alunos da área da contabilidade e de outras áreas socioeconómicas? De modo a enquadrar teoricamente o presente estudo procedeu-se à revisão de literatura sobre as perceções e estereótipos criados relativos à contabilidade, aos seus profissionais, abordagens à origem do estereótipo, o que influenciava a formação das perceções e qual a importância que a contabilidade tem com o passar dos tempos. De seguida, procedeu-se a uma abordagem mais específica em relação às perceções dos contabilistas na perspetiva da sociedade, da cultura, dos alunos e por fim dos respetivos profissionais. Para recolher os dados foi elaborado um questionário e enviado aos alunos das licenciaturas de Gestão, Economia, Contabilidade, Administração Pública, Negócios Internacionais, Ciência Política e Marketing da Universidade do Minho. Nas conclusões obtidas, constatou-se que os estudantes consideram que o contabilista é percecionado por características atualizadas aos novos tempos, embora consigamos encontrar a presença de algumas características mais tradicionais na imagem formada pelos alunos. Para além disto, o profissional é visto como alguém que possui conhecimentos de diversas áreas para conseguir elaborar o seu trabalho, sendo visto como um profissional organizado, empenhado e independente. Relativamente às diferenças nas perceções entre os diferentes grupos de alunos podemos concluir que são visíveis em apenas alguns fatores, não se verificando uma grande discrepância entre as perceções formadas.
When starting the research on the subject in question, it was found that the stereotype of a profession is largely the result of social opinions, the realities that are experienced and the way this widespread perception can influence other people, especially students as they are at a crucial stage for their future. Being of great importance the perception of students for the future of accounting and its profession, the study aims to identify, understand and interpret the perception that students from socio-economic sciences have about accountants and the accounting profession, and understand if there are different perceptions between accounting students and the students from other courses. To achieve this goal, we intend to answer the following questions: what are the perceptions that students in the socioeconomic area have about the accountants and your profession? and what are the differences in perceptions, if any, between accounting students and students from other socio-economic fields? In order to theoretically frame this study, we proceeded through a literature review on the perceptions and stereotypes created regarding accounting and its professionals talk about the origin of the stereotype, what influenced the formation of perceptions and the importance of accounting with the passage of time. Then, a more specific approach was taken in relation to the perceptions of accountants from the perspective of society, culture, students and finally the respective professionals. To collect the data, a questionnaire was prepared and sent to students of the Management, Economics, Accounting, Public Administration, International Business, Political Science and Marketing degrees of the University of Minho. Among the conclusions obtained, the present study found that the students still consider that the accountant is perceived by characteristics updated to the new times, although we can find the presence of some more traditional characteristics in the image formed by the students. In addition, the professional is seen as someone who has knowledge of various areas to be able to elaborate his work, being seen as an organized, committed and independent professional. Regarding the differences in perceptions between the different groups of students, we can conclude that they are visible in only a few factors, and there is no major discrepancy between the perceptions formed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Contabilidade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77068
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_MariaFranciscaGomesPinto_PG39788.pdf1,03 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID