Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76698

TítuloA perceção de profissionais e de pais acerca da utilização do Ages & Stages Questionnaires (ASQ-PT)
Outro(s) título(s)Perception of professionals and parents about the use of Ages and Stages Questionnaires (ASQ-PT)
Autor(es)Laranjeira, Rita Adriana Simões Ralha
Orientador(es)Serrano, Ana Maria
Palavras-chaveAges and Stages Questionnaires
Capacitação das famílias
Colaboração profissionais/famílias
Identificação precoce
Rastreio de desenvolvimento
Developmental screening
Early identification
Families’ empowerment
Professionals/Families collaboration
Data3-Jul-2020
Resumo(s)A investigação intitulada A perceção de profissionais e de pais acerca da utilização do Ages and Stages Questionnaires (ASQ-PT) teve como finalidade a realização de um estudo qualitativo para conhecer os procedimentos desenvolvidos pelas Equipas Locais de Intervenção (ELI) no processo de elegibilidade de crianças; conhecer as perceções dos profissionais de intervenção precoce, de saúde e de educação e de pais sobre a utilização do ASQ-PT (instrumento de rastreio já aferido e adaptado para a população infantil portuguesa) no rastreio; compreender a colaboração dos pais durante a utilização do ASQ–PT; e sensibilizar os profissionais para a utilização do ASQ-PT na identificação precoce. Entrevistámos inicialmente profissionais de 3 ELI de três áreas geográficas de Portugal (Norte, Centro e Lisboa a Vale do Tejo). Os dados recolhidos permitiram-nos obter as diferenças e semelhanças nas etapas do processo de elegibilidade para o SNIPI. Concluímos que existe a necessidade de: formação dos profissionais envolvidos, de modo a contribuir e a assegurar um maior envolvimento das famílias em todo o processo de IPI; uniformização da constituição das ELI; revisão dos tempos de afetação dos profissionais às ELI; uniformização de instrumentos formais a utilizar no processo de elegibilidade das crianças. Após o rastreio com o ASQ-PT, realizámos entrevistas semiestruturadas aos profissionais das 3 ELI, a 18 profissionais de saúde de 4 centros de saúde e um hospital, a 49 profissionais de educação de 12 instituições de educação e a 14 famílias. O ASQ-PT promoveu o aumento de referenciações de crianças para o SNIPI. Concluímos que a confiança e a colaboração entre profissionais e famílias proporciona uma maior motivação para a realização do rastreio, contribuindo também para o estreitamento das relações entre os agentes envolvidos. A criação de um rastreio de desenvolvimento em Portugal é essencial para uma identificação precoce efetiva das crianças, sendo o ASQ-PT um instrumento que pode ser utilizado para esse fim. Para a sua operacionalização, ganha relevo a importância da divulgação da identificação precoce e do rastreio, junto da sociedade, e a formação dos profissionais em desenvolvimento, IPI, ASQ-PT, a colaboração com as famílias e a articulação de serviços.
The entitled research Perception of professionals and parents about the use of Ages and Stages Questionnaires (ASQ-PT) aimed to conduct a qualitative study to know the procedures developed by Local Intervention Teams (ELI) in child eligibility process; to know early intervention, health and education professionals and parents’ perceptions about the use of ASQ-PT (screening instrument already standardized and adapted for the Portuguese child population) through screening process; to understand parents’ collaboration during the use of ASQ-PT; and sensitize practitioners to the use of ASQ-PT in early identification. We have initially interviewed 3 ELI professionals from three geographical areas of Portugal (North, Center and Lisbon and Tagus Valley). The collected data allowed us to acquire the differences and similarities in the eligibility process stages for SNIPI. We conclude that there is a need for: professionals training in order to contribute and ensure a greater involvement of families throughout the Early Intervention (EI) process; uniformization of ELI constitution; review of professionals' appointments times to ELI; standardization of formal instruments to be used in the children eligibility process. After screening with ASQ-PT, we conducted semi-structured interviews with 3 ELI professionals, 18 health professionals from 4 health centers and one hospital, 49 education professionals from 12 educational institutions and 14 families. ASQ-PT promoted increased referrals of children to National Early Intervention System (SNIPI). We conclude that trust and collaboration between professionals and families provides a greater motivation in screening and, also contributes in narrowing the relationship between the involved agents. Creating a developmental screening in Portugal is essential for effective early identification of children, and ASQ-PT can be used for this purpose. For its operationalization, it is important the early identification and screening dissemination among society; professionals training on development, EI, ASQ-PT, collaboration with families and articulation of services is highlighted.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade em Educação Especial)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76698
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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