Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76657

TítuloAprender cidadania na escola: estudo sobre as abordagens à identidade de género trabalhadas em contexto escolar
Autor(es)Rocha, Lara Denise Lopes
Orientador(es)Carvalhais, Isabel Maria Estrada
Palavras-chaveCidadania
Direitos
Educação
Escola
Igualdade de género
Citizenship
Rights
Education
School
Gender equality
Data2021
Resumo(s)As questões de género são, cada vez mais, tema de debate. Quer ao nível da União Europeia, quer ao nível nacional, há uma crescente preocupação com múltiplas dimensões da cidadania, sendo a igualdade de género uma questão transversal à dimensão social e política desde logo. Pese embora, porém, a luta já secular pela igualdade de género, a luta por sociedades mais justas e inclusivas, e todos os passos que historicamente foram sendo dados para um maior empoderamento do sujeito no exercício da sua cidadania, a discriminação em função do género e as desigualdades entre homens e mulheres assentes em estereótipos que acompanham a dinâmica das relações de poder continuam a existir. É desta constatação que emergem as inquietações presentes neste trabalho, e que nos conduziram no sentido de tentar perceber se estarão os estereótipos relativos aos géneros feminino e masculino, a ser perpetuados, ou se, pelo contrário, haverá nas escolas um esforço no sentido de promover uma linguagem de igualdade que a seu tempo dará os devidos frutos. Daqui decorre a questão central do presente estudo: Como se comporta o ensino obrigatório em Portugal no que toca às questões de igualdade de género? Para responder a esta questão, optou-se pela análise de manuais escolares portugueses de algumas disciplinas basilares da educação – História e Geografia de Portugal, História, e Ciências Naturais (dos 6º, 8º e 9º anos). Parte-se aqui da premissa de que os manuais escolares são ferramentas muito importantes e até centrais que orientam o trabalho em sala de aula (e consequentemente o próprio estudo autónomo dos alunos). Neste sentido, os manuais têm uma grande responsabilidade na formação dos indivíduos enquanto cidadãos, por estarem inseridos numa das mais importantes esferas de socialização das crianças: a Escola. Aceitando a validade e pertinência desta premissa, coloca-se então a necessidade de verificar a hipótese de trabalho de os manuais estarem a contribuir para o perpetuar de estereótipos de género, através de textos e imagens que sedimentam esses estereótipos; ou de pelo contrário, estarem a contribuir para um desmantelar desses mesmos estereótipos, criando discursos verbais e não-verbais mais inclusivos.
Gender issues are increasingly a matter of debate. Either at European Union level or at national level there is a growing concern with the multiple dimensions of citizenship, being the gender equality a cross-cutting issue to the social and political dimension. Despite the already secular struggle for gender equality, the campaign for fairer and more inclusive societies, and all the steps that have historically been taken towards greater empowerment of the individual in the exercise of their citizenship, the gender discrimination and inequalities between men and women based on stereotypes that go along with the power relations dynamic continue to exist. From that statement arise the concerns presented in this project, and which lead us toward the attempt of understanding if both female and male stereotypes are being perpetuated or if, on the contrary, there is an effort from schools to promote a more equal language which in time will bear fruits. From there arises the main question which lead this investigation: How does the mandatory schooling behave regarding equality gender issues? To answer the main question, it was chosen to analyze Portuguese textbooks of core subjects such as History and Geography of Portugal, History and Natural Sciences, from 6º, 8º and 9º grades. Here we start from the premise that school textbooks are very important tools and even central tools that guide the classroom work (and consequently the students’ autonomous study itself). In that sense, school textbooks have a great responsibility shaping individuals as citizens because they are inserted in one of the most important spheres of child socialization: School. Accepting the validity and relevance of this premise there is then the need to verify the hypothesis that textbooks are contributing to perpetuate gender stereotypes, through texts and images that sediment those stereotypes; or on the contrary they are contributing to dismantle that same stereotypes creating more inclusive verbal and non-verbal discourses.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciência Política
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76657
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_mestrado_LaraLopes_JULHO2021.pdf661,25 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID