Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76525

TítuloA captação e retenção de colaboradores da geração Y: sugestões para uma empresa centenária
Autor(es)Simões, Andréa Simplício
Orientador(es)Leite, Regina Maria de Oliveira
Data2021
Resumo(s)Apesar da existência de muita pesquisa e estudos sobre a geração Y por parte de consultorias de recursos humanos e gestão empresarial, empresas de recrutamento especializado e grandes empresas, pouco se tem publicado cientificamente sobre as práticas nas organizações atuais com foco naquele grupo geracional. Neste sentido, e pretendendo apresentar recomendações práticas em um contexto empresarial específico da empresa estudada, este projeto visa analisar as práticas da empresa em termos de captação e retenção de colaboradores, particularmente no que diz respeito às especificidades da geração Y. Neste estudo, apresentamos de forma breve o que diz a literatura acerca das gerações no mercado de trabalho, com principal enfoque na geração Y, além do que existe sobre a captação e retenção de pessoas. Este projeto conta, então, com a apresentação da análise e discussão dos resultados obtidos por meio de análise de conteúdo a entrevistas semi-estruturadas realizadas aos colaboradores elegíveis, ou seja, pessoas nascidas entre 1980 e 2000 pertencentes ao quadro de pessoal da empresa. Para esta análise, utilizamos como suporte informático o software Atlas Ti versão 9, para a codificação das informações oriundas das entrevistas transcritas e exportadas para a plataforma. As principais descobertas deste estudo vão ao encontro de muito do que foi levantado na revisão de literatura. Verificou-se que a geração Y é uma geração diferente das gerações anteriores em termos de valores, na visão do emprego e do que é importante para si, para além de seus almejos e motivações que os levam a permanecer em uma empresa. Os participantes avaliam o bom ambiente de trabalho e a gestão de carreiras como uma componente importante no trabalho, para além de valorizarem a formação e a flexibilidade, que passa por flexibilidade de horários e formas de trabalho diversificadas. Este estudo mostrou-nos que os fatores essenciais para a retenção de pessoas da geração Y na empresa em questão, passam por um conjunto de ações que têm início no dia do acolhimento do novo colaborador no ambiente de trabalho e seguem nos anos seguintes através de desafios constantes e possibilidade de crescimento e desenvolvimento, enquanto profissional e enquanto pessoa.
Despite the existence of much research and studies on Generation Y by human resources and business management consultants, specialized recruitment companies, and large companies, little has been scientifically published about the practices in current associations focused on a particular generational group. In this study, we briefly present what the literature says about generations in the labor market, with the main focus on Generation Y, in addition to also presenting what exists about attracting and retaining people. This project relies on, then, on the presentation of the analysis and discussion of the results obtained through content analysis of the semi-structured interviews carried out with eligible employees, that is, people born between 1980 and 2000 belonging to the company's staff. For this analysis, we used the Atlas Ti software version 9, to assist with the codification and analysis of transcribed data. The main findings of this study are aligned with what has been shown in literature review. It has been found that Generation Y is different from the previous ones in terms of their beliefs, values and of what they expect to be an adequate working environment. In addition, they have demonstrated having an unique view about what is important to employees in an organization. Moreover, the desires and motivations that lead them to keep themselves in the same working team seem to be diverse. The participants of this study evaluate as extremely important components of a satisfactory employment having a good working environment as well as a proper carrier management. Furthermore, they highlight the importance of having their formation considered by the employer and as a consequence, they expect receiving attractive salaries and benefits, such as schedule flexibilization and diversified work format. This study has shown that essential factors for retaining people from Generation Y in the presented company depends on various aspects, starting with the first contact in the reception and therafter in the following years with ongoing challenges as well as with a prospect of development and growth in professional and personnal contexts.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76525
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projeto_Andreaa_Simoes.pdf790,39 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID