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https://hdl.handle.net/1822/7643
Título: | Agentes de apoio à argumentação e decisão em grupo |
Autor(es): | Marreiros, Goreti |
Orientador(es): | Neves, José Ramos, Carlos Fernando Silva |
Data: | 25-Jan-2008 |
Resumo(s): | A tomada de decisão é um processo cognitivo que conduz à selecção de um plano de
acção, de entre vários; trata-se do resultado de uma construção psicológica que varia
em função do indivíduo ou indivíduos. No contexto organizacional, ocorre por vezes
uma profusão de problemas de decisão. Facto que pode estar relacionado com
disfunções da própria organização, como, por exemplo, downsizing, restrições
orçamentais, excesso de trabalho, ou que pode simplesmente ser o resultado de uma
evolução natural sem que lhe seja possível atribuir um motivo em particular. Por outro
lado, a tomada de decisão activa implica a escolha responsável, e pode ser realizada
individualmente ou em grupo, o que nos leva a considerar que cada problema
transporta em si uma oportunidade que vai para além do próprio problema, i.e., um
esforço deliberado para ampliar as nossas vivências significa um passo em frente no
sentido de tomar decisões com qualidade. Os grupos trocam ideias, envolvem-se em
processos de argumentação e contra-argumentação, negoceiam, cooperam, colaboram
ou discutem metodologias e/ou técnicas para resolver problemas.
A Tese que pretendemos defender é a de que, através de um Sistema Multiagente,
podemos modelar e simular os participantes de uma reunião de tomada de decisão em
grupo, suportando desse modo o organizador da reunião ou qualquer dos outros
participantes. Pretendemos ainda provar que lidando com informação incompleta,
considerando aspectos sociais e emotivos e tendo em conta os processos de
argumentação, o nosso modelo irá permitir simular melhor a realidade e dar um
melhor suporte à tomada de decisão em grupo.
Neste contexto foi desenvolvido o trabalho apresentado nesta tese. Foi proposto um
modelo de um Sistema Multiagente capaz de lidar com a problemática da tomada de
decisão em grupo e em particular um arquétipo para os agentes participantes, onde
foram considerados os seguintes requisitos: capacidades argumentativas,
características antropomórficas, capacidade de representação de informação
incompleta e competências emocionais.
Desenvolveram-se vários algoritmos de suporte ao processo de geração, selecção e
avaliação dos argumentos, bem como várias estratégias de actuação para os agentes
participantes.
De acordo com as especificações elaboradas, foi desenvolvido um protótipo de um
simulador de tomada de decisão em grupo. Para aplicação do protótipo foram
seleccionados os problemas multi-critério, que podem ser mais ou menos complexos e
envolver tomadas de decisão mais ou menos polémicas. O protótipo serviu de base à
realização de várias experiências que permitiram tirar algumas conclusões sobre o
trabalho desenvolvido e apontar linhas de acção futuras.
Importa referir a importância de uma boa representação do perfil dos participantes na
reunião e o facto do Sistema Multiagente desenvolvido dever ser visto apenas como
um Simulador, desempenhando a função de um Sistema de Apoio à Decisão, e não a
função de um sistema que substitua o ser humano nesta actividade nobre e complexa. Decision making is the cognitive process leading to the selection of a course of action among variations; indeed, decision making is said to be a psychological construct, depending on the individual or individuals. For example, in an organizational setting, at one time or another, organizations develop an over-abundance of decision problems. Sometimes they can be linked to organizational trauma, like downsizing, budget restraints or workload, or they may evolve over time with no apparent triggering event. On the other hand, active decision-making involves a responsible choice that one must make, either alone or in group, leading us to consider that each problem has hidden in it an opportunity so powerful that it literally dwarfs the problem itself, i.e., a deliberate effort to broaden our experiences is the single most helpful effort in making good decisions. Groups exchanges ideas, engage in a process of argumentation and counter-argumentation, negotiate, cooperate, collaborate or even discuss techniques and/or methodologies for problem solving. In this work we claim that through a Multiagent system it is possible to model and simulate the participants of a group decision making meeting, supporting the meeting facilitator or any other participants. In our model, the consideration of incomplete information, social and emotional aspects, as well as argumentation processes allow a better simulation of the reality and a better support to the group decision making activity. This is the context for the work developed in this dissertation. It is proposed a Multiagent System for modelling group decision making processes and an architecture for participant agents, where the following requisites were considered: argumentative capabilities, anthropomorphic characteristics, ability to represent incomplete information and emotional competences. To support the argumentation generation, selection and evaluation, several algorithms were proposed, and strategies were also developed to guide the participant agent’s behaviour. According to these specifications it was developed a prototype of a group decision making simulator. Multi-criteria problems were selected for the prototype application, since they can be more or less complex and involve decisions more or less polemic. The prototype has been used in several experiments leading to some conclusions and to the definition of future work. It is important to notice the importance of a good representation of the participants profile and the fact that the Multiagent System should be considered only as a simulator playing the role of a decision support system and not as a system that intend to substitute the meeting or even to substitute some meeting participant in this activity so noble an complex. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento Ramo de Informática - Área de Inteligência Artificial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7643 |
Acesso: | Acesso aberto |
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