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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Artur-
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões de-
dc.contributor.authorRodrigues, Vitor-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Carlos-
dc.date.accessioned2008-02-04T15:32:11Z-
dc.date.available2008-02-04T15:32:11Z-
dc.date.issued2008-01-31-
dc.identifier.citationLEAL, I. [et al.], ed. lit. – “Intervenção em psicologia e saúde : actas do Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 7, Porto, Portugal, 2008”. [Porto : Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, 2008]. ISBN 972840082-9. p. 115-118.eng
dc.identifier.isbn9728400829-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/7641-
dc.description.abstractA droga é um problema social que afecta particularmente os jovens. Para a prevenção do uso/abuso de drogas em 1974 o Comité de Sábios em Farmocodependência estabeleceu a doutrina da OMS a este respeito, considerando a escola como um dos pilares básicos na prevenção da drogodependência (Rush, 2000). Também a ONU no Conselho da Europa, a UNESCO e outros organismos internacionais alinham pelo mesmo diapasão, reconhecendo na escola o centro ideal de prevenção da toxicodependência, uma prevenção inserida no plano global da Educação para a Saúde (Negreiros, 2000). Assim, o enfoque escolar e a prática docente sobre a toxicodependência como doença do foro psicológico deve assentar, não num modelo que vise exclusivamente a abstinência, mas, num amplo quadro que reflicta as implicações e complexidades biológica, psicológica, histórica e social deste problema, objectivando à intencionalidade do princípio causal (predictores/factores de vulnerabilidade-factores de risco) ou seja deve de forma democrática, sistemática e intencional formar cidadãos construtivos, sócio-críticos, ecológicos e éticos, dotando-os de “empowerment” e “literacia crítica” (Carvalho, 2003). Em função do quadro atrás aduzido e, pretendendo compreender as dinâmicas educativas promovidas no domínio das drogas e da toxicodependência, duas questões se impõem: 1 - Que avaliação fazem os alunos às práticas escolares no que concerne a riscos e prevenção do uso/abuso de drogas 2 – Que concepções têm os alunos sobre a abordagem feita pelos programas e manuais escolares à problemática das drogas? Os alunos reconhecem o uso/abuso aditivo como problema grave com implicações sociais, individuais, económicas e de saúde pública; mais presente no género masculino e com origem nas dinâmicas valorativas, culturais, socio-económicos e idiossincráticas. À escola é reconhecido importante papel preventivo (informação, competências), todavia, reconhecem também que as acções de prevenção incorporadas nas práticas escolares tem pouca expressividade. Sobressair ainda a necessidade da abordagem à problemática do álcool, tabaco e outras drogas começar numa idade precoce (início do ensino obrigatório-1ºCEB), centrada na transversalidade disciplinar e liderada pelos próprios professores (generalistas ou especialistas). No domínio técnico-político identificam uma insuficiência programática na abordagem à problemática aditiva, a qual, introduz problemas de natureza didáctica.eng
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia - LIBEC/CIFPEC - Unidade de Investigação 16/644.eng
dc.description.sponsorshipEuropean Project FP6 Biohead-Citizen CIT2-CT-2004-506015.eng
dc.language.isoporeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectÁlcooleng
dc.subjectTabacoeng
dc.subjectDrogaseng
dc.subjectAlunoseng
dc.titleConcepções dos alunos dos ensinos básico e secundário sobre a "toxicodependência" - riscos e prevençãoeng
dc.typeconferencePapereng
dc.peerreviewedyeseng
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

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