Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7641
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Artur | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Vitor | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2008-02-04T15:32:11Z | - |
dc.date.available | 2008-02-04T15:32:11Z | - |
dc.date.issued | 2008-01-31 | - |
dc.identifier.citation | LEAL, I. [et al.], ed. lit. – “Intervenção em psicologia e saúde : actas do Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 7, Porto, Portugal, 2008”. [Porto : Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, 2008]. ISBN 972840082-9. p. 115-118. | eng |
dc.identifier.isbn | 9728400829 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/7641 | - |
dc.description.abstract | A droga é um problema social que afecta particularmente os jovens. Para a prevenção do uso/abuso de drogas em 1974 o Comité de Sábios em Farmocodependência estabeleceu a doutrina da OMS a este respeito, considerando a escola como um dos pilares básicos na prevenção da drogodependência (Rush, 2000). Também a ONU no Conselho da Europa, a UNESCO e outros organismos internacionais alinham pelo mesmo diapasão, reconhecendo na escola o centro ideal de prevenção da toxicodependência, uma prevenção inserida no plano global da Educação para a Saúde (Negreiros, 2000). Assim, o enfoque escolar e a prática docente sobre a toxicodependência como doença do foro psicológico deve assentar, não num modelo que vise exclusivamente a abstinência, mas, num amplo quadro que reflicta as implicações e complexidades biológica, psicológica, histórica e social deste problema, objectivando à intencionalidade do princípio causal (predictores/factores de vulnerabilidade-factores de risco) ou seja deve de forma democrática, sistemática e intencional formar cidadãos construtivos, sócio-críticos, ecológicos e éticos, dotando-os de “empowerment” e “literacia crítica” (Carvalho, 2003). Em função do quadro atrás aduzido e, pretendendo compreender as dinâmicas educativas promovidas no domínio das drogas e da toxicodependência, duas questões se impõem: 1 - Que avaliação fazem os alunos às práticas escolares no que concerne a riscos e prevenção do uso/abuso de drogas 2 – Que concepções têm os alunos sobre a abordagem feita pelos programas e manuais escolares à problemática das drogas? Os alunos reconhecem o uso/abuso aditivo como problema grave com implicações sociais, individuais, económicas e de saúde pública; mais presente no género masculino e com origem nas dinâmicas valorativas, culturais, socio-económicos e idiossincráticas. À escola é reconhecido importante papel preventivo (informação, competências), todavia, reconhecem também que as acções de prevenção incorporadas nas práticas escolares tem pouca expressividade. Sobressair ainda a necessidade da abordagem à problemática do álcool, tabaco e outras drogas começar numa idade precoce (início do ensino obrigatório-1ºCEB), centrada na transversalidade disciplinar e liderada pelos próprios professores (generalistas ou especialistas). No domínio técnico-político identificam uma insuficiência programática na abordagem à problemática aditiva, a qual, introduz problemas de natureza didáctica. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia - LIBEC/CIFPEC - Unidade de Investigação 16/644. | eng |
dc.description.sponsorship | European Project FP6 Biohead-Citizen CIT2-CT-2004-506015. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | Álcool | eng |
dc.subject | Tabaco | eng |
dc.subject | Drogas | eng |
dc.subject | Alunos | eng |
dc.title | Concepções dos alunos dos ensinos básico e secundário sobre a "toxicodependência" - riscos e prevenção | eng |
dc.type | conferencePaper | eng |
dc.peerreviewed | yes | eng |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas DCILM - Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Toxicodepend_alunos.pdf | Artigo | 187,37 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |