Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/7622

TitleConsumidores de palmo e meio: a criança e a família perante o consumo
Author(s)Oliveira, Maria das Dores Oliveira Rafael de
Advisor(s)Leandro, Maria Engrácia
Almeida, Ana Maria Tomás de
KeywordsConsumo
Criança
Família
Consumption
Child
Family
Consommation
Enfant
Famille
Issue date10-Nov-2003
Abstract(s)O consumo é um elemento caracterizador essencial da sociedade actual. A criança e a família constituem um elo do sistema de consumo, influenciando-se mutuamente e interagindo com interesses, valores, necessidades e desejos ora idênticos, ora diferentes e até contrários. Numa perspectiva multidisciplinar e tendo em conta o pensamento e a investigação de alguns sociólogos e psicólogos, que estudaram este fenómeno, verificamos que a criança adquire uma espécie de cidadania como consumidora, sendo influenciada pelos mass media, pelos grupos de pares, pelo ambiente escolar e pela sua realidade familiar. Contudo, perante a família a influência é mútua, pois não só a recebe, como também influencia os processos e as opções de consumo da família onde vive e cresce. A investigação levada a efeito na vila de Joane, concelho de Vila Nova de Famalicão, permite-nos concluir que, aqui e agora, a criança e a família assumem as características essenciais da sociedade de consumo, num tempo em que as regras, os símbolos e os valores têm uma escala cada vez mais planetária.
The consumption is an essential identified element of the present society. The family and the child establish a link of the consumption system, influencing them self mutually and interacting with interests, values, needs and desires sometimes identicals, sometimes differents and even adverses. In a multidiscipline perspective bearing in mind the thought and investigation of sociologists and psychologists that have studied this phenomenon, we had ascertained that the child acquires a sort of citizen ship as a consumer, being influenced by mass media, pair groups, school environment and his familiar reality. However, in the presence of the family, the influence is mutual, seeing that not only the child receives it but also influences the methods and options of family’s consumption where they live and grow. The research carried through in the small town of Joane, town council of Vila Nova de Famalicão, allows us to conclude that, here and now, the child and the family take over the essential features of consumption’s society, in a time in which the rules, symbols and values have an ever more planetary scale.
La consommation est un élément caractéristique essentiel de l’actuelle société. L’enfant et la famille font part d’un système de consommation où ils exercent une mutuelle influence et une interaction avec ses valeurs, ses besoins et ses désirs identiques ou différents et parfois même contraires. D’après une vision multidisciplinaire et à partir de la pensée el de l’investigation de quelques sociologues et psychologues, qui ont étudié ce phénomène, nous vérifions que l’enfant a acquit une citoyenneté spécifique en tant que consommateur. Il est influencé par les mass media, par les groupes de paires, par l’ambiant scolaire et par sa réalité familiale Cependant, en qui concerne la famille, l’influence est réciproque, non seulement il la reçoit, comme il influence aussi les procès et les options de consommation de famille où il vit et grandit. La recherche concrétisée à Joane, commune de Vila Nova de Famalicão, nous permet de conclure que, ici et maintenant, l’enfant et la famille assument les caractéristiques essentielles de la société de consommation, à une époque où les règles, les symboles et les valeurs ont une dimension de plus en plus planétaire.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de Mestrado em Sociologia da Infância
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7622
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Capas.pdf32,84 kBAdobe PDFView/Open
Tese. Versão. 6 Maio.pdf501,38 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID