Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76171

TítuloIndústria hoteleira: estratégias de preços em Braga
Autor(es)Castro, Catarina Josefa Correia de
Orientador(es)Barbosa, Natália
Palavras-chaveBooking
Canais de distribuição online
Determinação de preços
Discriminação de preços
Hotéis
Online distribution channels
Pricing
Price discrimination
Hotels
Data2021
Resumo(s)A indústria do turismo, mais precisamente, a do setor hoteleiro está a atrair, cada vez mais, investigadores por ser uma indústria dinâmica, competitiva e segmentada. Esta dissertação foi elaborada com vista a perceber as estratégias utilizadas pelos hotéis aquando da sua definição de preços por quarto, ao longo do ano, tendo em conta a panóplia de serviços que oferece. Além disso, foi possível desvendar de que forma e, principalmente, que impacto a discriminação de preços tem no setor e se o recurso a diferentes canais de distribuição oscila essa mesma discriminação de preços ou não. Envolvendo diversas variáveis, foi possível explorar e abordar de que forma é que se estabelecem os preços dos hotéis na cidade de Braga, se recorrem ou não à discriminação de preços, elucidando os diversos tipos de discriminação que existem e que impacto essas estratégias acarretam através de um estudo de caso longitudinal. Uma das principais conclusões a extrair deste estudo é que, de facto, os hotéis seguem uma discriminação de preços intertemporal, e tal foi demonstrada tanto a nível mensal, como quinzenal, como através da reserva em diferentes dias da semana, como em díspares momentos de antecedência pela qual a reserva é feita, como a nível do canal de distribuição utilizado. Relativamente ao canal de distribuição utilizado, chegou-se à conclusão de que, geralmente, os preços praticados pelo site oficial dos hotéis são inferiores ao preço exercido pelo Booking. Algumas outras aferições foram também enunciadas.
The tourism industry, precisely the hotel industry, is increasingly attracting researchers as it is a dynamic, competitive, and segmented industry. This dissertation was prepared with a view to understand the strategies used by hotels when defining prices per room, throughout the year, taking into account the range of services they offer. In addition, it was possible to discover how and, mainly, what impact price discrimination has on the sector and whether the use of different distribution channels oscillates this same price discrimination or not. Involving several variables, it was possible to explore and address how the prices of hotels in the city of Braga are established, whether or not they resort to price discrimination, elucidating the different types of discrimination that exist and what impact these strategies have through a longitudinal case study. One of the main conclusions to be drawn from this study is that, in fact, hotels follow an intertemporal price discrimination, and this was demonstrated both monthly and fortnightly, as well as by hotel booking on different days of the week, as well as on different days of the week, in advance by which the reservation is made, such as in the distribution channel used. Regarding the channel of distribution used, it was concluded that, in general, the prices charged by the hotels' official website are lower than the prices charged by Booking. Some other findings were also listed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76171
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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