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https://hdl.handle.net/1822/76077
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lusquinhos, Leonel | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.date.accessioned | 2022-02-21T13:55:39Z | - |
dc.date.available | 2022-02-21T13:55:39Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Lusquinhos, L. & Carvalho, G.S. (2022) Promoção e educação para a saúde em meio escolar (PEpS-ME): das políticas (de saúde e educação) às práticas. In: Livro de Resumos – VI ENJIE (Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação). Leiria: Insituto Politécnico de Leiria, p.34 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/76077 | - |
dc.description.abstract | A Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar (PEpS-ME) implica a relação estreita entre os setores da saúde e da educação. Este estudo pretende dar resposta à seguinte questão: será que o setor da saúde e o da educação se articulam devidamente para proporcionar uma efetiva PEpS-ME? Inicialmente, procedeu-se à análise de conteúdo de documentos legais, com ênfase na articulação entre a saúde e educação. Depois, foram construídos e aplicados questionários a alunos do 9º ano do concelho de Braga e respetivos pais para conhecer as suas perceções relativas à PEpS-ME. Por fim, realizaram-se entrevistas semiestruturadas a diretores dos agrupamentos de escolas e professores coordenadores da EpS, a professores ativos na prática da PEpS-ME e a enfermeiros de Saúde Escolar (SE) para saber se as escolas implementam o modelo de EPS na íntegra e identificarem-se fatores críticos. Os documentos oficiais dos setores da saúde e da educação estabelecem as condições apropriadas para a implementação da PEpS-ME. Na implementação da PEpS-ME, verificou-se que: a) as Áreas Temáticas abordadas são as recomendadas internacional e nacionalmente; b) o planeamento é realizado pelas Equipas de Educação para a Saúde, os alunos e pais são consultados sobre as suas necessidades, mas não participam nas decisões de PEpS-ME. Os enfermeiros e professores dizem que: a) são adotadas políticas de Escolas Saudáveis; b) o Ambiente Físico das escolas é promotor de saúde; c) o Ambiente Social é promotor de saúde apenas na perceção dos professores; d) os currículos formais e informais promovem Competências Individuais de Saúde e Competências para a Ação, e) as Ligações com a Comunidade são estabelecidas, mas a participação dos pais/famílias na PEpS-ME é residual; vi) existe uma articulação forte entre a escola e os serviços de saúde, sendo os enfermeiros de SE os elementos ativos na PEpS-ME. Foram identificados fatores críticos: a) programas das disciplinas são muito extensos, e a prioridade das escolas é o sucesso académico; b) excesso de propostas de programas; c) falta de tempo dos profissionais, de financiamento para a PEpS-ME e de recursos humanos; id não é claro o uso da metodologia por projeto, recomendada pelo Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE); e) a literacia para a saúde dos jovens não é avaliada de forma sistemática; f) a avaliação dos programas de PEpS-ME é realizada através de atas, relatórios e questionários de avaliação de conhecimentos, e não através dos indicadores do PNSE. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho foi parcialmente financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Leiria. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) | por |
dc.relation | UIDB/00317/2020 | por |
dc.relation | UIDP/00317/2020 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Educação para a saúde | por |
dc.subject | Promoção da Saúde | por |
dc.title | Promoção e educação para a saúde em meio escolar (PEpS-ME): das políticas (de saúde e educação) às práticas | por |
dc.type | oralPresentation | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://vienjie.ipleiria.pt/ | por |
oaire.citationStartPage | 34 | por |
oaire.citationEndPage | 34 | por |
oaire.citationConferencePlace | Leiria | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Livro de Resumos – VI ENJIE | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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VI-ENJIE_PromEducSaude-MeioEscolar.pdf | 246,96 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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