Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76004

TítuloO potencial da plataforma digital Book Creator na produção de narrativas históricas em ambientes de aprendizagem ativos para o desenvolvimento da consciência histórica em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)The potential of the digital platform Book Creator in the production of historical narratives in active learning environments for the development of historical consciousness in 1st Cycle Basic Education
Autor(es)Graça, Vânia
Ramos, Altina
Solé, Glória
Palavras-chaveAprendizagem ativa
Book Creator
Narrativa histórica
1.º Ciclo do Ensino Básico
Active learning
Historical narrative
1st Cycle of Education Basic
Data2021
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoGraça, V., Ramos, A., & Solé, G. (2021). O potencial da plataforma digital Book Creator na produção de narrativas históricas em ambientes de aprendizagem ativos para o desenvolvimento da consciência histórica em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. In B. Silva; L. Almeida; A. Barca; M. Peralbo; & R. Alves (Ed.) Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 3128-3141). Centro de Investigação em Educação (Cied), Instituto de Educação, Universidade Minho. ISBN 978-989-8525-71-0
Resumo(s)A integração de plataformas digitais nos processos de ensino e aprendizagem é hoje um desafio que requer, por parte do professor, conhecimentos científico-pedagógicos e digitais que potenciem a construção de ambientes de aprendizagem histórica ativos. Este estudo tem como objetivo compreender os contributos de tecnologias digitais integradas em metodologias ativas para o desenvolvimento da consciência histórica em alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Trata-se de um estudo qualitativo e recorreu-se ao método de estudo de caso para compreender a realidade estudada. Aplicaram-se inquéritos por questionário e Focus Group aos alunos, observação participante, entrevistas semiestruturadas aos professores, trabalhos produzidos pelos alunos e questionário de metacognição. Neste artigo, apresentamos os resultados da análise das narrativas históricas de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, produzidas com recurso à plataforma tecnológica Book Creator, no âmbito da 3.ª atividade denominada “Os Descobrimentos Portugueses e a Era da Globalização”. Para a análise dos dados qualitativos utilizaram-se as técnicas de análise da Grounded Theory com apoio do software Nvivo e para os quantitativos a estatística descritiva. Os resultados demonstram que o desenho de ambientes de aprendizagem ativos combinados com tecnologias digitais potenciam distintos tipos de consciência histórica dos alunos e apontam para o aumento da motivação, concentração e interação dos alunos no seu processo de ensino e aprendizagem de História.
The integration of digital platforms in teaching and learning processes is today a challenge that requires, from the teacher, scientific-pedagogical and digital knowledge to enhance the construction of active historical learning environments. This study aims to understand the contributions of digital technologies integrated in active methodologies for the development of historical awareness in students of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. This is a qualitative study and the case study method was used to understand the reality studied. We applied questionnaire and focus group surveys to students, participant observation, semi-structured interviews to teachers, works produced by students and metacognition questionnaire. In this article, we present the results of the analysis of the historical narratives of 1st Cycles of Basic Education students, produced using the technological platform Book Creator, within the 3rd activity called "The Portuguese Discoveries and the Globalization Era". The qualitative data were analysed using Grounded Theory analysis techniques supported by Nvivo software and descriptive statistics for the quantitative data. The results show that the design of active learning environments combined with digital technologies enhance different types of students' historical awareness and point to increased motivation, concentration and interaction of students in their teaching and learning process of History.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76004
ISBN978-989-8525-71-0
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ART_V.Graca_2021_.pdf5,34 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID