Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75856

TítuloPromover o envolvimento escolar através de narrativas: um programa no 1.º ciclo do ensino básico
Outro(s) título(s)Promoting school engagement through narratives: a program in the elementary school
Autor(es)Azevedo, Raquel de Ornelas Pires Mota de
Orientador(es)Rosário, Pedro
Magalhães, Paula
Palavras-chaveAutorregulação da aprendizagem
Hospital
Intervenção
School engagement
Intervention
Learning Self-regulation
Data3-Dez-2021
Resumo(s)A sociedade moderna e o sistema educativo desafiam cada vez mais os alunos a construírem recursos pessoais para lidarem com os desafios educativos atuais. No entanto, ainda existem situações que precisam ser abordadas pois podem comprometer a aprendizagem dos alunos. Este trabalho tem como objetivo atender aos primeiros sinais de baixo envolvimento e capacitar crianças do 4.º ano de escolaridade e jovens hospitalizados para os ajudar a lidar com os desafios colocados. A presente tese inclui três estudos que descrevem o desenho, implementação e avaliação de intervenções educativas distintas, baseadas em narrativas. As duas primeiras foram implementadas em contexto escolar e a última em contexto hospitalar. O primeiro estudo avaliou o impacto de uma intervenção desenhada para promover o envolvimento escolar em crianças do quarto ano de escolaridade. Os dados sugerem que a intervenção foi eficaz na promoção do envolvimento cognitivo, emocional e comportamental dos alunos. Os resultados foram particularmente relevantes para os rapazes na dimensão emocional. No segundo estudo, foi implementada uma intervenção com o objetivo de promover competências de autorregulação da aprendizagem e performance académica em alunos de baixo nível socioeconómico. Os resultados indicam que a intervenção foi eficaz, alcançando este objetivo. Além disso, o treino foi mais eficaz em alunos com níveis iniciais de autorregulação da aprendizagem baixos ou médios. Finalmente, no último estudo foi implementada uma intervenção combinada (i.e., presencial e online) com o objetivo de treinar adolescentes em idade escolar em estratégias de autorregulação da aprendizagem. Os resultados mostraram que os participantes melhoraram o uso, a instrumentalidade percebida, e a autoeficácia para as estratégias autorregulatórias. O impacto da intervenção foi diferente de acordo com a idade, ano de escolaridade, ter ou não retenções escolares e o envolvimento na intervenção. De uma forma geral, os resultados defendem (i) o papel das narrativas em diferentes contextos e com diferentes propósitos, e (ii) o papel do envolvimento escolar e da autorregulação da aprendizagem na promoção de trajetórias de aprendizagem positivas.
Modern society and the educational system are increasingly challenging students into building their personal resources to deal with nowadays educational challenges. However, there are still situations in need to be addressed which may compromise students’ learning. This work aims to address the first signs of low engagement and empower fourth graders and hospitalized youth to help them deal with the presented challenges. The current thesis includes three studies reporting the design, implementation, and assessment of distinct narrative-based educational interventions. The first two interventions were implemented in the school context and the last one in the hospital context. The first study evaluated the impact of an intervention designed to promote school engagement in fourth graders. Data suggest the intervention was efficacious in promoting students’ cognitive, emotional, and behavioral engagement. Results were particularly relevant for boys in the emotional dimension. In the second study, we implemented an intervention aimed to promote self-regulated learning skills and academic performance amongst students from low socioeconomic backgrounds. Results indicate that the intervention was efficacious in achieving this aim. Additionally, training was more efficacious for students with low or medium self-regulated learning initial levels. Finally, the last study implemented a blended intervention (i.e., face-to-face and online) with the goal of training self-regulated learning skills with hospitalized school-aged adolescents. Findings showed that the participants improved on their use of, perceived instrumentality of, and self-efficacy for self-regulated learning strategies. The impact of the intervention differed according to the adolescents’ age, grade level, grade retention, and engagement in the intervention. Overall, results advocate (i) the role of narratives in different contexts and with distinct purposes and (ii) the role of school engagement and self-regulated learning in promoting positive learning trajectories.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Psicologia Aplicada
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75856
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIPsi - Teses de Doutoramento

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Raquel de Ornelas Pires Mota de Azevedo.pdfDissertação de Mestrado2,6 MBAdobe PDFVer/Abrir

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