Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/75831
Título: | O daytime televisivo em Portugal: uma análise ao papel do riso nos principais talk shows matinais |
Outro(s) título(s): | Daytime television in Portugal: an analysis of the role of laughter in the main morning talk shows |
Autor(es): | Almeida, Abílio Renato Gomes |
Orientador(es): | Sousa, Helena Pinto, Manuel |
Palavras-chave: | Daytime televisivo Manhãs Riso Talk shows Laughter Mornings Daytime television |
Data: | 25-Jan-2022 |
Resumo(s): | O uso das emoções como gratificação não é algo novo no daytime televisivo, nem tampouco nos
estudos sobre essa realidade. Mas e o que dizer do caso específico de Portugal? Neste estudo, centrado
nos talk shows matinais, foi possível contabilizar vários episódios com centenas de risos, sugerindo que
essa é uma expressão emocional relevante para a realidade em análise. Partindo do pressuposto de que
a televisão é mais do que um mero objeto, um vínculo social, no qual existe uma dinâmica de “dar e
receber”, que papel se acredita que o riso tenha tido e continue a ter nesse já longo e razoavelmente
estável “relacionamento” entre os conteúdos televisivos e as pessoas que os observam no período da
manhã, em Portugal? (1) Num Ocidente profundamente influenciado pelo platonismo – onde o riso é
visto como um sinal externo de uma fraqueza interna – poderão esses programas ter contribuído para
uma espécie de “democratização” do ato de rir em solo nacional? (2) De que forma esse considerável
número de risos aparenta estar hoje a ser usado e quão consciente mostra ser o seu uso, por parte dos
principais intervenientes? (3) Em que medida o riso, nesses programas e não só, pode colocar problemas
que suscitem a atenção por parte de quem o estuda? Com tais questões, de forma mais ou menos direta,
como base, este estudo foi dividido em três partes fundamentais.
A primeira parte, dividida em dois capítulos, procurou: (1) compreender a construção do conceito
do riso de acordo com o modelo platónico e evolucionista; e (2) analisar o fenómeno do riso “de fora para
dentro”, tendo em conta distintas alteraçõessociais e tecnológicas. A segunda parte, igualmente dividida
em dois capítulos, visou: (1) uma ampla compreensão do fenómeno televisivo e das suas respetivas
audiências; e (2) uma descodificação daquilo que é realmente o daytime, com um foco nos programas
que nas últimas décadas ocuparam as manhãs da televisão portuguesa. A terceira parte, dividida em
quatro capítulos, examinou: (1) o número de risos dos programas selecionados e dos seus principais
intervenientes; (2) a diferença entre a realidade observável no televisor (muito riso) e aquela que não o é,
no local das emissões; (3) o parecer dos entrevistados, distribuído por oito temáticas específicas
associadas à realidade em análise; e, por fim, (4) a própria investigação, como um todo, tendo como
base uma apreciação global dos três principais tópicos: o riso, o daytime televisivo e o papel do riso na
primeira parte do daytime televisivo em contexto nacional. The use of emotions as gratification is not something new in daytime television, nor in the studies about this reality. But what can be said about the specific case of Portugal? In this study, focused on morning talk shows, it was possible to count several episodes with hundreds of laughs, suggesting that this is a relevant emotional expression for the reality under analysis. Assuming that television is more than a mere object, a social bond, with a "give and take" dynamic, what role do we believe laughter has had so far and continues to have in this already long and reasonably stable "relationship" between television contents and those who watch them in the mornings in Portugal? (1) In a West deeply influenced by Platonism - where laughter is seen as an external sign of an internal weakness - may these programmes have contributed to a kind of "democratization" of the act of laughing on national soil? (2) In what ways does this considerable amount of laughter appear to be used today, and how conscious are the main participants of its use? (3) To what extent can laughter, in these programmes and beyond, pose problems which arouse the attention of those who study it? With these questions more or less directly as a basis, this study has been divided into three key parts. The first part, divided into two chapters, sought to: (1) understand the construction of the concept of laughter according to the Platonic and evolutionary model; and (2) analyse the phenomenon of laughter "from the outside in", considering distinct social and technological changes. The second part, also divided into two chapters, aimed at: (1) a broad understanding of the television phenomenon and its respective audiences; and (2) a decoding of what “daytime” really is, with a focus on the morning programmes of the last decades in portuguese television. The third part, divided into four chapters, examined: (1) the number of laughs in the selected programmes and of the main participants; (2) the difference between the reality which is observable on television (a lot of laughter) and that which is not, where the broadcasts actually take place; (3) the opinion of the interviewees distributed by eight specific themes associated with the reality under analysis; and, finally, (4) the research itself, as a whole, based on a global study of the three main topics: laughter, daytime television and the role of laughter in the first part of daytime television in a national context. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Comunicação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75831 |
Acesso: | Acesso embargado (3 Anos) |
Aparece nas coleções: | CECS - Teses de doutoramento / PhD theses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Abilio Renato Gomes Almeida.pdf Até 2025-01-25 | Tese de Doutoramento | 10,98 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons