Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74746

TítuloDança e cinema: representações culturais brasileiras nas chanchadas da Atlântida
Outro(s) título(s)Dance and cinema: Brazilian cultural representations in chanchadas films of the Atlântida film studio
Autor(es)José, Ana Maria de São
Orientador(es)Cunha, Luís
Palavras-chaveDança
Cinema
Estudos Culturais
Musical
Dance
Cultural Studies
Data20-Fev-2018
Resumo(s)Esta tese analisa a relação entre a dança e o cinema, especificamente os filmes musicais brasileiros, denominados de Chanchadas, produzidos nos anos de 1950 pela Atlântida Cinematográfica. Este recorte temporal deve-se ao fato de ser um período no qual as chanchadas se consolidaram como um gênero cinematográfico popular, atingindo seu ápice cênico. O objetivo central da tese foi investigar as maneiras como são construídas as danças no cinema brasileiro, suas representações e os processos identitários sociais. A ideia é pensar os corpos dançantes a partir do cruzamento da linguagem cinematográfica com a contextualização histórico-cultural, colocando diferentes linguagens em contato, de forma a possibilitar novas reflexões dessas práticas cênicas. O percurso condutor da tese refere-se à história da dança no cinema norte-americano e no teatro de revista carioca e às representações de gênero, raça e diversidade cultural. Trata-se de uma pesquisa teórica, de natureza transdisciplinar, perpassando entre as áreas dos estudos culturais, da história, da dança, do cinema, da música e da antropologia. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e de caráter exploratório, tendo como procedimentos técnicos: a pesquisa bibliográfica e filmográfica. A amostra é composta por cenas de danças de um corpus de 14 filmes. Esta abordagem permitir-nos-á desmistificar a ideia de que as danças presentes nessa cinematografia eram cópias, imitações ou paródias das danças apresentadas nos filmes musicais norte-americanos. Aqui, proporemos, ao contrário, encarar essas composições coreográficas enquanto expressão de representações culturais brasileiras.
This thesis analyzes the relationship between dance and cinema, specifically the Brazilian musical films, called the Chanchadas, produced in the 1950’s by the Atlântida Cinematográfica film studio. This temporal cut-off is due to the fact that it corresponds to a period in which the Chanchadas were consolidated as a popular cinematographic genre, reaching their scenic peak. The main objective of the thesis is to investigate how Brazilian film choreography is constructed, its representations and social identity processes. The idea is to envision the dancing bodies as a crossover between the cinematographic language and the historical-cultural contextualization, placing these different languages in contact, in order to allow for new reflections of these scenic practices. The precursor of reference for this thesis corresponds to the history of dance in the North American cinema and in the Carioca Magazine Theater, as well as representations of gender, race and cultural diversity. It is a theoretical research, of interdisciplinary nature, spanning between the areas of cultural studies, history, dance, cinema, music and anthropology. The methodology adopted is qualitative and exploratory, having as technical procedures bibliographical and cinematographic research. The sample is composed of dance scenes taken from a corpus of 14 films. This approach will allow one to demystify the idea that the choreographies presented in this cinematographic period were mere copies, imitations or parodies of those portrayed by the North American musical films. On the contrary, one is encouraged to examine these choreographic compositions as an original expression of Brazilian cultural representations.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Estudos Culturais (Especialidade em Sociologia da Cultura)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74746
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DS - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Maria de Sao Jose.pdf
Acesso restrito!
9,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID