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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Vitor Hugopor
dc.contributor.authorMartins, Paula Cristinapor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2021-10-20T11:22:20Z-
dc.date.available2021-10-20T11:22:20Z-
dc.date.issued2021-10-
dc.identifier.citationOliveira, V. H., Martins, P. C., Carvalho, G. S. (2021, outubro). Participação das crianças em atividades quotidianas e associações com competência social e sucesso escolar. In Rodriguez, J. M. (ed.), Avances en Ciencias de la Educacion - Volumen I. Dykinson.por
dc.identifier.isbn978-84-1377-850-1-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/74440-
dc.description.abstractA capacidade de as crianças serem socialmente competentes e academicamente bem-sucedidas é indicadora de um desenvolvimento positivo. Esta demonstração de competência é, em parte, o resultado da sua participação em atividades quotidianas desenvolvidas em casa, na escola, ou na comunidade. No entanto, as evidências empíricas são limitadas no que concerne os mecanismos complexos que ligam diferentes perfis de participação e exposição a atividades quotidianas e resultados desenvolvimentais positivos. Partindo de uma abordagem ecológica e centrada na pessoa, o presente estudo tem como objetivo analisar as associações entre diferentes padrões de atividades quotidianas e os seus correlatos desenvolvimentais, especificamente, como a exposição a diferentes combinações de atividades (estruturadas e menos estruturadas), ocorrendo em diferentes contextos ecológicos (casa, escola, comunidade), influenciam a competência social e o sucesso escolar das crianças. Este estudo, transversal e exploratório, é baseado em dados de uma amostra não-probabilística de alunos do 3.º e 4.º ano de escolaridade (n = 209) do Centro e Norte de Portugal. Os participantes (encarregados de educação e crianças) preencheram questionários avaliando o uso do tempo, indicadores desenvolvimentais e as características sociodemográficas da amostra. Os resultados indicam que diferentes perfis de participação em atividades quotidianas representam diferentes níveis de exposição a oportunidades desenvolvimentais, estando por isso moderadamente associados a indicadores de desenvolvimento positivo. Perfis caracterizados por maior intensidade de participação semanal em atividades estruturadas e estimulantes como atividade física, atividades diádicas e sociais com os pais, sono de qualidade, e menor envolvimento em atividades de ecrã (ex., TV, computador) estão associados a níveis mais elevados de competência social (comportamento adaptativo e prossocial) e de rendimento escolar e a níveis mais baixos de problemas comportamentais. Uma perspetiva desenvolvimental ecológica do quotidiano das crianças é necessária e útil para informar políticas e respostas sociais que visem promover um desenvolvimento positivo das crianças em idade escolar.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherDykinsonpor
dc.relationSFRH/BD/135674/2018por
dc.relationUID/CED/00317/2019por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectAtividades organizadaspor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectLazerpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleParticipação das crianças em atividades quotidianas e associações com competência social e sucesso escolarpor
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage222por
oaire.citationVolume1por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
sdum.conferencePublicationAvances en Ciencias de la Educacion - Volumen Ipor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
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