Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74227

TítuloPerspetivas de psicomotricistas acerca da intervenção psicomotora junto de crianças com necessidades educativas especiais
Outro(s) título(s)Perspectives of psychomotricists regarding psychomotor intervention with children with special educational needs
Autor(es)Neves, Catarina Soares
Orientador(es)Martins, Ana Paula Loução
Palavras-chaveNEE
Perspetivas
Psicomotricistas
Perspectives
Psychomotricists
SEN
Data2021
Resumo(s)O presente trabalho de investigação teve como finalidade caracterizar as perspetivas que psicomotricistas em Portugal têm acerca da intervenção psicomotora junto de crianças com necessidades educativas especiais. Os dados foram recolhidos junto de 65 participantes através de um questionário construído para o efeito. A metodologia utilizada nesta investigação é de natureza quantitativa, descritiva e inferencial. As conclusões mostram que: 1) a amostra é maioritariamente do género feminino, com pouca formação na área das necessidades educativas especiais, possui um tempo de serviço relativamente reduzido, um leque diversificado de contextos de trabalho e uma área geográfica de atuação centrada na região Norte; 2) os psicomotricistas possuem perspetivas bastante positivas acerca da influência da intervenção psicomotora junto de crianças com necessidades educativas especiais, assim como para o uso de práticas baseadas na investigação; 3) as variáveis: habilitações literárias e formação na área das necessidades educativas especiais, não tiveram impacto na perspetiva dos psicomotricistas; 4) os valores de Alpha Cronbach obtidos na versão final do questionário, após análise fatorial, indicam uma consistência interna de 0,97, referente a 30 itens; 5) os resultados da análise fatorial indicam a possibilidade de extração de quatro fatores que permitem explicar 77,97% da variância total dos resultados, sugerindo-se, no entanto, devida à escassez deste tipo de instrumento no campo da intervenção psicomotora, a elaboração de um estudo posterior para a sua alteração e validação. Dada a escassez de estudos existentes sobre temática e, inclusive, de investigações na área da intervenção psicomotora junto de crianças com necessidades educativas especiais em Portugal, faria todo o sentido que futuros investigadores com interesse neste campo se debruçassem sobre a mesma, uma vez que isto teria um impacto positivo não só nos psicomotricistas, mas também em todos os elementos que de alguma forma de cruzam com estes profissionais e com crianças com necessidades educativas especiais.
The present research work intends to characterize the perspectives that psychomotricists in Portugal have about psychomotor intervention children with special educational needs. The data was collected through 65 participants with a questionnaire designed for this purpose. The methodology used during this research in this paper is quantitative, descriptive and inferential. The conclusions show that: 1) the sample is mostly female, shows little formation on special educational needs area, has a relatively short service time, a diverse range of work contexts and a geographical area of activity centered in the North region; 2) psychomotricists have very positive perspectives about psychomotor intervention with children with special educational needs, as well as the use of evidence-based practices; 3) the variables: educational qualifications and training on special educational needs area, had no impact on the perspective of psychomotricists; 4) the values of Alpha Cronbach obtained in the final version of the questionnaire, after factor analysis, indicate an internal consistency of 0,97, referring to 30 items; 5) the results of the factor analysis indicate the possibility of extracting four factors that allow explaining 77,97 % of the total variance of the results, however, due to the scarcity of this type of instrument in the field of psychomotor intervention, it is suggested that a further study be prepared for its alteration and validation. Given the scarcity of studies on the subject and, even, of investigations in the area of psychomotor intervention with children with special educational needs in Portugal, it would make sense that future researchers with an interest in this field should look into it, since this would have a positive impact not only on psychomotricists, but also on all elements that somehow intersect with these professionals and with children with special educational needs.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74227
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação+Catarina+Soares+Neves+(2).pdf4,34 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID