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https://hdl.handle.net/1822/74227
Título: | Perspetivas de psicomotricistas acerca da intervenção psicomotora junto de crianças com necessidades educativas especiais |
Outro(s) título(s): | Perspectives of psychomotricists regarding psychomotor intervention with children with special educational needs |
Autor(es): | Neves, Catarina Soares |
Orientador(es): | Martins, Ana Paula Loução |
Palavras-chave: | NEE Perspetivas Psicomotricistas Perspectives Psychomotricists SEN |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | O presente trabalho de investigação teve como finalidade caracterizar as perspetivas que
psicomotricistas em Portugal têm acerca da intervenção psicomotora junto de crianças com
necessidades educativas especiais. Os dados foram recolhidos junto de 65 participantes através de um
questionário construído para o efeito. A metodologia utilizada nesta investigação é de natureza
quantitativa, descritiva e inferencial. As conclusões mostram que: 1) a amostra é maioritariamente do
género feminino, com pouca formação na área das necessidades educativas especiais, possui um
tempo de serviço relativamente reduzido, um leque diversificado de contextos de trabalho e uma área
geográfica de atuação centrada na região Norte; 2) os psicomotricistas possuem perspetivas bastante
positivas acerca da influência da intervenção psicomotora junto de crianças com necessidades
educativas especiais, assim como para o uso de práticas baseadas na investigação; 3) as variáveis:
habilitações literárias e formação na área das necessidades educativas especiais, não tiveram impacto
na perspetiva dos psicomotricistas; 4) os valores de Alpha Cronbach obtidos na versão final do
questionário, após análise fatorial, indicam uma consistência interna de 0,97, referente a 30 itens; 5)
os resultados da análise fatorial indicam a possibilidade de extração de quatro fatores que permitem
explicar 77,97% da variância total dos resultados, sugerindo-se, no entanto, devida à escassez deste
tipo de instrumento no campo da intervenção psicomotora, a elaboração de um estudo posterior para a
sua alteração e validação. Dada a escassez de estudos existentes sobre temática e, inclusive, de
investigações na área da intervenção psicomotora junto de crianças com necessidades educativas
especiais em Portugal, faria todo o sentido que futuros investigadores com interesse neste campo se
debruçassem sobre a mesma, uma vez que isto teria um impacto positivo não só nos psicomotricistas,
mas também em todos os elementos que de alguma forma de cruzam com estes profissionais e com
crianças com necessidades educativas especiais. The present research work intends to characterize the perspectives that psychomotricists in Portugal have about psychomotor intervention children with special educational needs. The data was collected through 65 participants with a questionnaire designed for this purpose. The methodology used during this research in this paper is quantitative, descriptive and inferential. The conclusions show that: 1) the sample is mostly female, shows little formation on special educational needs area, has a relatively short service time, a diverse range of work contexts and a geographical area of activity centered in the North region; 2) psychomotricists have very positive perspectives about psychomotor intervention with children with special educational needs, as well as the use of evidence-based practices; 3) the variables: educational qualifications and training on special educational needs area, had no impact on the perspective of psychomotricists; 4) the values of Alpha Cronbach obtained in the final version of the questionnaire, after factor analysis, indicate an internal consistency of 0,97, referring to 30 items; 5) the results of the factor analysis indicate the possibility of extracting four factors that allow explaining 77,97 % of the total variance of the results, however, due to the scarcity of this type of instrument in the field of psychomotor intervention, it is suggested that a further study be prepared for its alteration and validation. Given the scarcity of studies on the subject and, even, of investigations in the area of psychomotor intervention with children with special educational needs in Portugal, it would make sense that future researchers with an interest in this field should look into it, since this would have a positive impact not only on psychomotricists, but also on all elements that somehow intersect with these professionals and with children with special educational needs. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/74227 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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