Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/74094
Título: | Imagem e cultura: das cavernas à imagem digital |
Outro(s) título(s): | Image and culture: from caves to digital imaging |
Autor(es): | Lopes, Fernando Augusto da Silva Nardini, Alessandra Trindade, Elaine Cristina Azevedo Silva, Tiago Vieira da |
Palavras-chave: | Estudos Culturais Semiótica Sociologia da cultura Imagem digital Cultural Studies Semiotics Sociology of culture Digital image |
Data: | 2020 |
Editora: | Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Centro de Estudos Interculturais (CEI) |
Revista: | E-Revista de Estudos Interculturais do CEI–ISCAP |
Citação: | Lopes, F.A.S, Nardini, A., Trindade, E., & Silva, T.V. (2020). Imagem e cultura: Das cavernas à imagem digital. E-Revista de Estudos Interculturais do CEI–ISCAP, (8), 1-30. |
Resumo(s): | Neste artigo será apresentada uma contextualização teórica acerca dos
principais conceitos culturais que criam a comunicação imagética e edificam o imaginário
contemporâneo, serão analisadas as formas peculiares com que a imagem se transforma
em imagem digital e como o dispositivo da virtualização se torna cerne desta
transformação. O virtual rompe do ponto de vista semiótico com uma proposta dialógica
da analogia, que desde o advento das imagens técnicas foi o elo para uma construção de
um imaginário moderno. Portanto, sobre este pretexto discutir a imagem é discutir a
intercomunicação imagética. Portanto, o presente artigo buscará a construção de uma
teoria própria, multidisciplinar, híbrida e, portanto, legítima representante dos Estudos Culturais, propor um conceito de imagem digital que seja verossímil diante do desafio contemporâneo de uma realidade cultural fragmentária, líquida e, sobretudo, norteada pelos fluxos das redes. In this article we will present a theoretical contextualization about the main cultural concepts that create the imagetic communication and build the contemporary imaginary. We will analyze the peculiar ways in which the image becomes a digital image and how the virtualization device becomes the core of this transformation. The virtual breaks from the semiotic point of view with a dialogical proposal of analogy, which since the advent of technical images has been the link to a construction of a modern imaginary. Therefore, on this pretext to discuss the image is to discuss the imaginary intercommunication. Therefore, the present article will seek to construct its own theory, multidisciplinary, hybrid and, therefore, legitimate representative of Cultural Studies, to propose a concept of digital image that is credible in the face of the contemporary challenge of a fragmentary, liquid and, above all, cultural reality. guided by network flows. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/74094 |
DOI: | 10.34630/erei.vi8.4134 |
e-ISSN: | 2182-6439 |
Versão da editora: | https://parc.ipp.pt/index.php/e-rei/article/view/4134 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
F.A.S.Lopes-A.Nardini-E.Trindade-T.V.Silva_Imagem-e-Cultura-das-cavernas-a-imagem-digital.pdf | 245,98 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |