Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74055

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeirinha, Teresapor
dc.contributor.authorSilva, Bento Duartepor
dc.date.accessioned2021-09-17T11:29:18Z-
dc.date.available2021-09-17T11:29:18Z-
dc.date.issued2021-07-31-
dc.date.submitted2021-01-28-
dc.identifier.citationRibeirinha, T. & Silva, B. (2021). The flipped classroom model potential in online learning: an assessment focused on pedagogical interactions. Publicaciones, 51(3), 321–345. https://doi.org/10.30827/publicaciones.v51i3.18076por
dc.identifier.issn1577-4147por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/74055-
dc.description.abstractThis work evaluates an educational proposal, based on the Flipped Classroom principles, implemented in online learning during the lockdown caused by Covid-19 pandemic. The proposal was implemented in a Portuguese secondary school class and combines asynchronous classes (ASC) with synchronous classes (SC). We collected data using quantitative and qualitative methods, to characterise the learning environment, and its influence on the students’ engagement. The integrated analysis of the data reveals that the proposal created an adequate learning environment, organised, and supported by a robust social presence of the teacher. The design of the ASC enhanced student-content interactions leading to high rates of commitment to the tasks, which ensured an efficient preparation of the ASC. The SC division into learning episodes allowed us to understand the influence of episode design on the interaction patterns developed. The dynamic and interactive approaches of SC allowed the development of subject contents initiated in ASC. Despite the design of some episodes it has allowed measurable improvements in the number of student-student interactions it has also conditioned the collaborative construction of knowledge based on research processes.por
dc.description.abstractEste texto avalia uma proposta educativa, alicerçada nos princípios da Flipped Classroom, implementada no ensino online, durante o confinamento causado pela Covid-19. A proposta foi implementada numa turma do ensino secundário português e conjuga aulas assíncronas (ASS) com síncronas (AS). Para caracterizar o ambiente de aprendizagem criado pela proposta e compreender a sua influência na participação e envolvimentos dos alunos usaram-se métodos mistos, tendo sido recolhidos dados quantitativos e qualitativos. A análise integrada dos dados revela que a proposta criou um ambiente de aprendizagem adequado, organizado e suportado por uma robusta presença social do professor. O design das ASS potenciou as interações aluno-conteúdo conduzindo a altas taxas de compromisso com as tarefas, o que assegurou uma preparação eficiente da ASS. A divisão das AS em episódios de aprendizagem permitiu compreender a influência do design dos episódios nos padrões de interação desenvolvidos. As abordagens dinâmicas e interativas das AS permitiram desenvolver os conteúdos iniciados nas ASS. Apesar do design de alguns episódios ter permitido alavancar o número de interações aluno-aluno, também condicionou a construção colaborativa de conhecimentos baseada em processos de investigação e pesquisapor
dc.description.abstractEste texto evalúa una propuesta educativa, basada en los principios del Flipped Classroom, implementados en la educación en línea, durante el encierro provocado por Covid-19. La propuesta se implementó en una clase de secundaria portuguesa y combina clases asincrónicas (ASS) con clases sincrónicas (AS). Para caracterizar el ambiente de aprendizaje creado por la propuesta y comprender su influencia en la participación e implicación de los estudiantes, se utilizaron métodos mixtos, recogiéndose datos cuantitativos y cualitativos. El análisis integrado de los datos revela que la propuesta creó un ambiente de aprendizaje adecuado, organizado y apoyado por una fuerte presencia social del docente. El diseño de la SSA mejoró las interacciones entre los estudiantes y el contenido, lo que condujo a altas tasas de compromiso con las tareas, lo que aseguró una preparación eficiente de la SSA. La división de EA en episodios de aprendizaje nos permitió comprender la influencia del diseño de episodios en los patrones de interacción desarrollados. Los enfoques dinámicos e interactivos de la SA permitieron el desarrollo de contenidos iniciados en la SA. Si bien el diseño de algunos episodios permitió apalancar el número de interacciones alumno-alumno, también condicionó la construcción colaborativa de conocimiento a partir de la investigación y los procesos de investigación.por
dc.description.sponsorshipThis work is funded by CIEd - Centro de Investigacao em Educacao, Instituto de Educacao, Universidade do Minho, projects UIDB/01661/2020 and UIDP/01661/2020, through national funds from FCT/MCTES-PT. It was also developed under the PhD Program "Technology Enhanced Learning and Societal Challenges", funded by the Foundation for Science and Technology, FCT I. P. - Portugal, contract #PD/BD/150424/2019.por
dc.language.isoengpor
dc.publisherUniversidad de Granada. Facultad de Ciencias de la Educación y del Deporte de Melillapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFlipped Classroompor
dc.subjectOnline learningpor
dc.subjectMultimodal discourse analysispor
dc.subjectPedagogical interactionspor
dc.subjectEnsino onlinepor
dc.subjectAnálise multimodal do discursopor
dc.subjectInteraçõespor
dc.subjectAula invertidapor
dc.subjectAprender en líneapor
dc.subjectAnálisis del discurso multimodalpor
dc.subjectInteracciones pedagógicaspor
dc.titleThe flipped classroom model potential in online learning: an assessment focused on pedagogical interactionspor
dc.title.alternativeO potencial do modelo flipped classroom no ensino online: uma avaliação centrada nas interações pedagógicaspor
dc.title.alternativeEl potencial del modelo aula invertida en la educación en línea: una evaluación enfocada en las interacciones pedagógicaspor
dc.title.alternative翻转课堂模式在在线教育中的潜力:以教学互动为重点的评估por
dc.title.alternativeПотенциал модели «перевернутого класса» в онлайн-образовании: оценка, сосредоточенная на педагогическом взаимодействииpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revistaseug.ugr.es/index.php/publicaciones/article/view/18076por
oaire.citationStartPage321por
oaire.citationEndPage345por
oaire.citationIssue3por
oaire.citationVolume51por
dc.identifier.eissn2530-9269por
dc.identifier.doi10.30827/publicaciones.v51i3.18076por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.wosSocial Sciencespor
sdum.journalPublicacionespor
oaire.versionAMpor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
The flipped classroom model potential learning - an assessment focused on pedagogical interactions.pdf836,79 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID