Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73953

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorChiesa, Carolina Dallapor
dc.contributor.authorMüller, Marianapor
dc.date.accessioned2021-09-08T14:14:06Z-
dc.date.available2021-09-08T14:14:06Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationDalla Chiesa, C. & Müller, M. (2020). What is the shape of crowdfunding calls for Journalism? A content analysis of projects on Kickstarter (2010-2018). Media & Jornalismo, 20(36). 55-72. https://doi.org/10.14195/2183-5462_36_3por
dc.identifier.issn1645‑5681por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/73953-
dc.description.abstractThe media landscape has drastically changed during the past decade with the emergence of new models and platforms allowing citizens to become amateur journalists and news publishers. Alongside traditional players, newcomers and do-it-yourself initiatives emerged in this market with the help of platforms that seek to engage with a potential audience and offer alternative funding means, such as crowdfunding. Success cases and innovative examples abound in the literature, often on a case-based analysis, showing the potential this funding model has to support local projects and investigative journalism. It is the aim of this paper to descriptively unveil the characteristics of such calls via a content analysis using the Kickstarter website, as this typically represents the reward-based crowdfunding model. This study contributes to discuss not only the features of calls but, furthermore, to which extent crowdfunding seems to emerge novel ways of creating and sharing media content.por
dc.description.abstractO ambiente dos media transformou-se radicalmente durante a década passada com a emergência de novos modelos e plataformas que permite aos cidadãos tornarem-se jornalistas. Juntamente das corporações tradicionais de media, novos entrantes e iniciativas “do-it-yourself” emergem no mercado com a ajuda de plataformas que buscam conectar uma demanda em potencial e oferecer alternativas de financiamento, como crowdfunding (ou financiamento coletivo). Casos de sucesso e exemplos inovadores abundam na literatura, maioritariamente apresentada com base em estudos de caso, os quais mostram o potencial deste modo de financiamento para o auxílio a projetos locais e investigativos. É objetivo deste artigo mostrar descritivamente as características desses projetos por meio de uma análise de conteúdo que usa como base a plataforma Kickstarter, um caso em geral representativo dos projetos de crowdfunding. Este estudo contribui não apenas para a discussão das características do jornalismo nos financiamentos coletivos, mas também para a crítica sobre se este meio traz contribuições para novos modos de criação e distribuição de conteúdo.por
dc.description.abstractEl panorama de los medios ha cambiado drásticamente durante la última década con la aparición de nuevos modelos y plataformas que permiten a los ciudadanos convertirse en periodistas aficionados y editores de noticias. Junto con los jugadores tradicionales, los recién llegados y las iniciativas de bricolaje surgieron en el mercado con la ayuda de plataformas que buscan conectarse con una audiencia potencial y ofrecer medios de financiación alternativos, como el crowdfunding. Los casos de éxito y los ejemplos innovadores abundan en la literatura, a menudo en un análisis basado en casos, que muestra el potencial de este modelo de financiación para apoyar proyectos locales y periodismo de investigación. El objetivo de este documento es revelar descriptivamente las características de tales llamadas a través de un análi-sis de contenido utilizando el sitio web Kickstarter, ya que este es generalmente un caso representativo del modelo de crowdfunding basado en recompensas en todo el mundo. Este estudio contribuye a debatir no solo las características de las llamadas sino, además, hasta qué punto el crowdfunding parece generar formas novedosas de crear y compartir contenido.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoengpor
dc.publisherInstituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCrowdfundingpor
dc.subjectJournalismpor
dc.subjectContent analysispor
dc.subjectKickstarterpor
dc.subjectFinanciamentos coletivospor
dc.subjectAnálise de conteúdopor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectFinanciamentos colectivospor
dc.subjectAnálisis de contenidopor
dc.subjectPeriodismopor
dc.titleWhat is the shape of crowdfunding calls for journalism? A content analysis of projects on Kickstarter (2010-2018)por
dc.title.alternativeQual é a configuração dos projetos de crowdfunding em Jornalismo? Uma análise de conteúdo de projetos no Kickstarter (2010-2018)por
dc.title.alternative¿Cuál es la configuración de los proyectos de crowdfunding en Jornalismo? Un análisis de contenido de proyectos en Kickstarter (2010-2018)por
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://impactum-journals.uc.pt/mj/issue/view/2183-5462_36por
oaire.citationStartPage55por
oaire.citationEndPage72por
oaire.citationIssue36por
oaire.citationVolume20por
dc.identifier.eissn2183-5462por
dc.identifier.doi10.14195/2183-5462_36_3por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.journalMedia & Jornalismopor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2020_ Dalla Chiesa & Muller_What is the shape of crowdfunding calls.pdf259,61 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID