Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73782

TítuloSer Camaleão e o desenvolvimento profissional docente na era digital: uma história de vida e suas percepções singulares
Outro(s) título(s)Being a chameleon and professional teacher development in the digital age: a life story and its unique perceptions
Autor(es)Costa, Sara Carolina Marques
Orientador(es)Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chaveDesenvolvimento profissional docente
Era digital
História de vida
Identidade profissional docente
Digital age
Life history
Teacher professional development
Teacher professional identity
Data2021
Resumo(s)O presente estudo enquadra-se no processo de dissertação desenvolvido no âmbito do Mestrado de Ciências da Educação, especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A dissertação procura percorrer a experiência de um professor, através da sua história de vida, tentando compreender os seus referenciais de sentido e de desenvolvimento profissional docente, inseridos em diferentes contextos marcados pela era digital. Acreditando que o desenvolvimento profissional docente é fortemente influenciado pelas especificidades dos contextos em que atuamos, o direcionamento desta dissertação relaciona-se com a visão do professor sobre o seu processo de adaptação ao contexto globalizado, ou seja, como o professor percebe que seu desenvolvimento profissional docente é impactado pelos desafios lançados pela era digital. No que concerne à metodologia utilizada, opta-se por uma abordagem que se enquadra no paradigma qualitativo de investigação, utilizando a modalidade de história de vida com entrevistas abertas com um professor que frequentou as aulas da Unidade Curricular de “Formação e Desenvolvimento Profissional”, ofertada pela Universidade do Minho, no âmbito da frequência do um Mestrado Académico, mediante um registro exploratório de índole descritivo. A análise das entrevistas foi sujeita a um processo de categorização emergente, tendo como base um conjunto de dimensões definidas à priori. Nesta pesquisa intencionou-se investigar e compreender, através da história de vida, como o desenvolvimento profissional docente é influenciado pelos tempos da globalização e, em particular, na Era Digital. Com esse método foi possível: refletir sobre o papel do docente no seu desenvolvimento profissional ao longo da carreira; do seu percursos profissional e pessoal, identificar e observar práticas promotoras do desenvolvimento profissional docente de um “imigrante digital”; analisar os possíveis efeitos do contexto de diversidade deste processo idiossincrático do tornar-se, e ser-se e sentir-se profissional na educação; e compreender, a partir da Era Digital, a complexidade educacional.
This study is part of the dissertation process developed within the scope of the Master of Science in Education, specialization in Curriculum Development and Evaluation, from the Institute of Education of the University of Minho. The dissertation seeks to go through the experience of a teacher, through his life history, trying to understand his referentials of teaching and professional development, inserted in different contexts marked by the digital age. Believing that the professional development of teachers is strongly influenced by the specificities of the contexts in which we operate, the direction of this dissertation is related to the teacher's view of his process of adaptation to the global context, that is, how the teacher perceives his professional development teacher is impacted by the challenges posed by the digital age. With regard to the methodology used, we opted for an approach that fits the qualitative research paradigm, using the life history modality with open interviews with a teacher who attended the classes of the “Professional Training and Development” course, offered by the University of Minho, within the scope of the attendance of an Academic Master's Degree, through an exploratory record of a descriptive nature. The analysis of the interviews was subjected to an emergent categorization process, based on a set of dimensions defined a priori. This research aimed to investigate and understand, through life history, how the professional development of teachers is influenced by the times of globalization and, in particular, in the Digital Age. With this method it was possible to: reflect on the role of the teacher in his professional development throughout his career; from their professional and personal paths, identify and observe practices that promote the professional development of teachers of a “digital immigrant”; analyze the possible effects of the diversity context of this idiosyncratic process of becoming, being and feeling professional in education; and understand from the Digital Age the educational complexity.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73782
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação+Sara+Carolina+Marques+Costa.pdf2,58 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID