Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/73747
Título: | Calendário letivo, ritmos e tempo COVID-19: uma reflexão sobre o doutoramento |
Autor(es): | Silva, Márcia Patrícia Barbosa Araújo, Emília Rodrigues |
Palavras-chave: | Tempo Diversidade Doutoramento Ritmo Estrutura temporal COVID-19 |
Data: | 2020 |
Editora: | Instituto Universitário de Lisboa. Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) |
Citação: | Silva, M., & Araújo, E. (2020). Calendário letivo, ritmos e tempo COVID-19: uma reflexão sobre o doutoramento. In C. Sales, E. Araújo, & R. Costa (Eds.), Tempo e sociedade em suspenso (pp. 159-172). Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). |
Resumo(s): | Este capítulo tem como objetivo evidenciar a relevância das mudanças nos ritmos e tempos académicos causadas pela pandemia COVID-19. A partir de uma reflexão à literatura existente e na base da observação das experiências da arritmia causada pela pandemia, o texto mostra que o tempo de suspensão propiciou usos e valorizações do tempo diversificados e bastante antagónicos para quem está a realizar doutoramento. Neste sentido, o texto discorre sobre algumas das principais implicações que a pandemia impõe às instituições de ensino superior que ministram programas de doutoramento, nomeadamente no que se refere ao modo como podem acomodar a diversidade e as possibilidades de uso do tempo, por parte dos e das estudantes. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/73747 |
ISBN: | 978-972-8048-59-4 |
Versão da editora: | https://dx.doi.org/10.15847/CIES2020TEMPOSUSPENSO |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Calendario Letivo, Ritmos e Tempo.pdf | 769,37 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |