Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7367
Título: | Concepção de um portal das webquests em língua portuguesa : análise de sites existentes e identificação das suas características |
Autor(es): | Bottentuit Junior, João Batista Coutinho, Clara Pereira |
Palavras-chave: | WebQuests Sites Portais Internet Usabilidade |
Data: | 28-Nov-2007 |
Editora: | Universidade de São Paulo (USP) |
Citação: | SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE 2007), 18, São Paulo, Brasil, 2007 – “Diversidade da formação e formação na diversidade : actas do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação”. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2007. ISBN 9788576691570. p. 297-306. |
Resumo(s): | The number of educational sites is growing tremendously, due to the easiness to create and edit web pages. However, many of these sites have ill-structured information, the conditions of reading are not good as well as much of the information quality and update available to the users. Within the scope of the activities to develop a research project, which has as main goal the creation of an educational portal for Portuguese Language WebQuests, sixteen websites within this theme were inventoried and chosen to be analized, in order to compare some aspects related to the usage, the available content and its importance to the users. The analysis of the results led to a first proposal for the above-mentioned educational portal, which we hope can be a space for share and debates between those who believe this is a powerful educational strategy. O número de sites educativos existentes na Internet tem aumentado de forma exponencial, fruto das facilidades acrescidas que hoje temos para criação e edição de páginas web. No âmbito das atividades de desenvolvimento de um projeto de investigação que tem como objetivo principal a criação de um portal educacional para as WebQuests em Língua Portuguesa, foram inventariados e selecionados dezesseis sites educativos sobre a temática em causa, estes foram alvo de uma análise que pretendeu aferir questões relacionadas com a usabilidade, o conteúdo disponibilizado, bem como a sua relevância para os utilizadores. A análise dos resultados obtidos serviu de ponto de partida para uma primeira proposta do referido portal educacional das WebQuests em língua portuguesa. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7367 |
ISBN: | 9788576691570 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |