Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7356
Título: | “Gestão de recursos” em manuais de 13 países: análise comparativa desde o primeiro nível até ao secundário |
Autor(es): | Tracana, Rosa Branca Ferreira, Cláudia Ferreira, Maria Eduarda Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Educação ambiental Uso de recursos Manuais escolares Análise comparada |
Data: | 2007 |
Editora: | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) |
Citação: | TRACANA, Rosa Branca [et al.] - “Gestão de recursos” em manuais de 13 países : análise comparativa desde o primeiro nível até ao secundário. In LOPES, J. Bernardino; CRAVINO, José Paulo, ed. lit. – “Contributos para a qualidade educativa no ensino das ciências do pré-escolar ao superior : actas do Encontro Nacional de Educação em Ciências, 12, Vila Real, Portugal, 2007” [CD-ROM]. Vila Real : Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2007. ISBN 978-972-669-837-1. p. 563-566. |
Resumo(s): | A gestão dos recursos naturais é uma das preocupações das sociedades contemporâneas devido à sua sobre exploração. Neste trabalho analisámos o tema “Gestão de Recursos” nos manuais escolares de dez países Europeus, dois Africanos e um do Médio Oriente, desde o 1º ano de escolaridade até ao fim do secundário. Utilizou-se uma grelha de análise construída no âmbito do projecto europeu “Biohead-Citizen”. Os resultados demonstraram que, no seu todo, os manuais escolares dão pouca atenção à necessidade de mudança de comportamentos (quer ao nível individual quer por parte da comunidade) perante os recursos existentes bem como à abordagem da sustentabilidade. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7356 |
ISBN: | 978-972-669-837-1 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas DCILM - Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENEC 2007_UsoRec 13_Paises.pdf | Artigo em Actas | 138,31 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |