Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/7353
Title: | Análise comparativa do tema “uso de recursos” nos manuais do ensino básico em Portugal e Moçambique |
Author(s): | Ferreira, Cláudia Tracana, Rosa Branca Ferreira, Maria Eduarda Carvalho, Graça Simões de |
Keywords: | Educação ambiental Uso de recursos Manuais escolares |
Issue date: | 2007 |
Publisher: | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) |
Citation: | FERREIRA, Cláudia [et al.] - Análise comparativa do tema “uso de recursos” nos manuais do ensino básico em Portugal e Moçambique. In LOPES, J. Bernardino; CRAVINO, José Paulo, ed. lit. – “Contributos para a qualidade educativa no ensino das ciências do pré-escolar ao superior : actas do Encontro Nacional de Educação em Ciências, 12, Vila Real, Portugal, 2007” [CD-ROM]. Vila Real : Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2007. ISBN 978-972-669-837-1. p. 197-202. |
Abstract(s): | O objectivo do presente estudo foi proceder a uma análise comparativa da abordagem do tema “Uso de recursos” no ensino básico Português e Moçambicano, dando especial atenção à análise das concepções “responsabilidade Individual vs Social” (examinando “estratégias de prevenção no desperdício dos recursos e na gestão dos mesmos”), “Humanos como convidados da natureza e ambiente vs Humanos como Donos da Natureza e Ambiente” (examinando “disponibilidade dos recursos, sustentabilidade e equidade”). Analisou-se também o Estilo Educacional e as imagens que representam os Humanos e a Natureza. Os manuais Moçambicanos analisados apresentam maior envolvimento e preocupação relativamente à Gestão do Uso dos Recursos. |
Type: | Conference paper |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7353 |
ISBN: | 978-972-669-837-1 |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CIEC - Textos em atas DCILM - Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENEC 2007_Uso recursos_Pt-Mz.pdf | Artigo em Actas | 262,43 kB | Adobe PDF | View/Open |