Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/7353

TitleAnálise comparativa do tema “uso de recursos” nos manuais do ensino básico em Portugal e Moçambique
Author(s)Ferreira, Cláudia
Tracana, Rosa Branca
Ferreira, Maria Eduarda
Carvalho, Graça Simões de
KeywordsEducação ambiental
Uso de recursos
Manuais escolares
Issue date2007
PublisherUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
CitationFERREIRA, Cláudia [et al.] - Análise comparativa do tema “uso de recursos” nos manuais do ensino básico em Portugal e Moçambique. In LOPES, J. Bernardino; CRAVINO, José Paulo, ed. lit. – “Contributos para a qualidade educativa no ensino das ciências do pré-escolar ao superior : actas do Encontro Nacional de Educação em Ciências, 12, Vila Real, Portugal, 2007” [CD-ROM]. Vila Real : Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2007. ISBN 978-972-669-837-1. p. 197-202.
Abstract(s)O objectivo do presente estudo foi proceder a uma análise comparativa da abordagem do tema “Uso de recursos” no ensino básico Português e Moçambicano, dando especial atenção à análise das concepções “responsabilidade Individual vs Social” (examinando “estratégias de prevenção no desperdício dos recursos e na gestão dos mesmos”), “Humanos como convidados da natureza e ambiente vs Humanos como Donos da Natureza e Ambiente” (examinando “disponibilidade dos recursos, sustentabilidade e equidade”). Analisou-se também o Estilo Educacional e as imagens que representam os Humanos e a Natureza. Os manuais Moçambicanos analisados apresentam maior envolvimento e preocupação relativamente à Gestão do Uso dos Recursos.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7353
ISBN978-972-669-837-1
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENEC 2007_Uso recursos_Pt-Mz.pdfArtigo em Actas262,43 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID