Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/7352

TitleEducação sexual no 1º CEB : percepções dos professores sobre as suas dificuldades em áreas e tópicos específicos
Author(s)Anastácio, Zélia
Carvalho, Graça Simões de
Clément, Pierre
KeywordsEducação sexual
1º ciclo
Concepções dos professores
Obstáculos ao ensino
Issue date2007
PublisherUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
CitationANASTÁCIO, Zélia; CARVALHO, Graça Simões de; CLÉMENT, Pierre - Educação sexual no 1º CEB : percepções dos professores sobre as suas dificuldades em áreas e tópicos específicos. In LOPES, J. Bernardino; CRAVINO, José Paulo, ed. lit. – “Contributos para a qualidade educativa no ensino das ciências do pré-escolar ao superior : actas do Encontro Nacional de Educação em Ciências, 12, Vila Real, Portugal, 2007” [CD-ROM]. Vila Real : Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2007. ISBN 978-972-669-837-1. p. 150-155.
Abstract(s)Pretendeu-se identificar as percepções de professores de 1ºCEB, sobre as suas dificuldades sobre a educação sexual e analisar alguns factores individuais com influência nestas concepções. Os dados recolhidos por um questionário construído para o efeito foram tratados estatisticamente no programa SPSS. Os resultados sugerem maiores dificuldades na área de expressões da sexualidade e menores na de relações interpessoais. Como tópicos mais difíceis surgem o erotismo, a pornografia e as relações sexuais; como mais fáceis as diferenças corporais, as relações afectivas e os papéis de género. Os factores que revelaram maior influência foram o sexo, a idade, o tempo de serviço, a formação, a área de trabalho e filhos.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7352
ISBN978-972-669-837-1
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENEC 2007_Ed Sexual.pdfArtigo em actas147,46 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID