Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7327

TítuloTecnologias de Informação e Comunicação no Currículo de Matemática do Ensino Secundário após a Reforma Curricular de 1986
Outro(s) título(s)Information and Communication Technologies in the Secondary School Mathematics Curriculum after the Curricular Reform of 1986
Autor(es)Fernandes, José António
Alves, Maria Palmira
Viseu, Floriano
Lacaz, Tânia Maria
Palavras-chaveTecnologias de informação e comunicação
Currículo de matemática
Ensino secundário
Information and communication technologies
Mathematics curriculum
Secondary school
Data2006
EditoraAssociação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB)
Citação"Revista de Estudos Curriculares". ISSN 1645-751X. 4:2 (2006) 291-329.
Resumo(s)No presente artigo estuda-se em que medida o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se reflecte no currículo prescrito de Matemática do ensino secundário, designadamente ao nível dos tipos de tecnologia, das referências que lhe são feitas e das recomendações do seu uso nos diferentes temas. Os dados usados no estudo resultaram da análise documental dos programas da área de Matemática do ensino secundário, desde a Reforma do Sistema Educativo de 1986 até à actualidade. Em termos de resultados, salienta-se ao longo das sucessivas alterações dos programas, no período considerado, um claro aprofundamento das TIC no currículo de Matemática, repercutindo-se em todas as dimensões estudadas: tipo de tecnologia, frequência com que são referidas nos programas e nos seus componentes e formas de uso recomendadas nos diferentes componentes do currículo.
This paper studies which degree the development of the Technologies of the Information and Communication (ICT) appears in the official mathematics curriculum of secondary school, namely related with types of technology, the references to them, and the recommendations to their use in the different contents. The data used in the study came from the documental analysis of the secondary syllabus of mathematics, from the Curricular Reform of 1986 till nowadays. Concerning the results, we emphasize that through the consecutive programme changes, at this time, the use of ICT in the mathematics curriculum has been deeper and deeper, with implications in all the studied dimensions: type of technology, the occurrences they are referenced in the programmes and their components, as well as the recommended ways of their employ in the different curriculum components.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7327
ISSN1645-751X
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2006 Revista de Estudos Curriculares.pdfDocumento principal149,87 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID